Articles

Google disponibiliza Pesquisa por Voz em Português

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 1 de Setembro de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do Diário Digital (Portugal)
17 de agosto de 2012

A Pesquisa por Voz em Língua Portuguesa é o mais novo
serviço de busca de dados do Google.

 

“Restaurantes noruegueses em Nova York.” Podemos escrever rapidamente esta frase e pronunciá-la ainda mais rápido – e em movimento, velocidade é o que todos procuramos. Com a Pesquisa por Voz, é possível falar para o telemóvel e obter resultados de pesquisa de forma rápida e fácil.

A Pesquisa de Voz do Google para telemóveis está disponível em 42 línguas em 46 países.

.

A Pesquisa por Voz já está disponível em 29 línguas, e no dia 17 de agosto, o Google anunciou suporte a 13 novas línguas para utilizadores com o seu sistema operacional Android – fazendo crescer o total para 42 idiomas e sotaques em 46 países. De facto, 100 milhões de novos utilizadores podem usar Pesquisa por Voz – incluindo bascos, búlgaros, catalães, portugueses, finlandeses, galegos, húngaros, islandeses, noruegueses, romenos, sérvios, eslovacos e suecos.

.

Cada novo idioma requer que sejam recolhidas centenas de milhares de declarações de voluntários e, embora a Google esteja já a trabalhar no reconhecimento da voz há vários anos, adicionar estas novas línguas levou os engenheiros e cientistas a enfrentar desafios únicos.

Enquanto que em idiomas, como o romeno, basta seguir regras de pronúncia previsíveis, para outros, como o sueco, foi necessário recrutar nativos para fornecer a pronúncia de milhares de palavras. Os cientistas da Google construíram um sistema de aprendizagem com base nesses dados de forma a prever como outras palavras suecas seriam pronunciadas.

.

O usuário de telemóvel deve tocar no ícone do microfone no ecrã para iniciar o serviço de Pesquisa de Voz em português do Google.
 

Para poder começar a utilizar o Google Pesquisa por Voz, depende do tipo de telefone móvel que dispõe. Se o seu telefone “corre” em Android 2.2 ou posterior, e visualiza o ícone do microfone no mecanismo de busca do Google no seu ecrã, basta tocar no ícone para começar a pesquisar por voz. Caso contrário, pode instalar a aplicação Pesquisa por Voz descarregando-a do Google Play – o portal de serviços de entretenimento do Google na Internet, com aplicativos para o sistema Android.

É importante destacar que só é possível ao utilizador falar uma língua para a aplicação de cada vez, sendo talvez necessário alterar as configurações de idioma para usar um destes novos idiomas.

Tal como aconteceu com outros idiomas já adicionados, um dos grandes benefícios do modelo informático em nuvem da Google é que, à medida que o utilizador aumenta o uso da Pesquisa por Voz, mais preciso torna-se o serviço.

.
Google disponibiliza pesquisa por voz em português.
Extraído do portal Diário Digital – Portugal.
Publicado em: 17 ago. 2012.

Deixe um comentário