Articles

Deputado pede adesão da Galiza à CPLP

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 31 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

:::   Um deputado de um partido da Galiza, o Bloco Nacionalista Galego, solicitou a adesão da região à CPLP por razões “económicas”.   :::

Do jornal ABC.es – Santiago de Compostela, Espanha
20 de agosto de 2012

O deputado Bieito Lobeira, da Comunidade Autónoma da Galiza, defende a adesão da região espanhola à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 

O Bloco Nacionalista Galego (BNG) apresentou uma iniciativa no Parlamento a solicitar a inclusão da Galiza, como observador associado, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um instrumento de contacto de países que falam esta Língua, por entender que acarretaria benefícios económicos.

Na apresentação da iniciativa, o deputado nacionalista Bieito Lobeira considerou que, ao se fazer a adesão, a Galiza teria uma chance de sair da crise graças aos tratados e acordos em vários setores.

Lobeira sublinhou a necessidade de fazer esta reivindicação ao Parlamento, por razões de caráter “económico, social e comercial”.

Em sua opinião, não se estão a aproveitar as “enormes possibilidades” que a realidade linguística lusófona abre para a Galiza, especialmente em um país emergente como o Brasil.

O deputado criticou Alberto Núñez Feijóo e Alfonso Rueda por recorrerem a intérpretes em países de língua portuguesa.
 

Em seu comparecimento diante da imprensa, Lobeira lamentou que o presidente da Junta da Galiza –(*)–, Alberto Núñez Feijóo, ou o conselheiro regional da Presidência da Galiza, Alfonso Rueda, adotem uma postura “desnaturalizada e madrilenizada” quando em uma recente viagem ao Brasil, feita pelo primeiro, e a Portugal, pelo segundo, empregaram um intérprete para traduzir do português para o espanhol.

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
–– Nota: ––
–(*)–  A Junta da Galiza [Xunta de Galicia, em galego] é o órgão colegiado que exerce a função executiva de Governo da Comunidade Autónoma da Galiza, cuja sede localiza-se em Santiago de Compostela.

.
BNG pide la entrada de Galiza en el organismo de los países lusófonos.
Do jornal ABC.es – seção Actualidad.
Santiago de Compostela, Galiza, Espanha.
Publicado em: 20 ago. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: