Articles

Açores: congresso internacional de aprendizado inclusivo da Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 29 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

O Colóquio Internacional sobre Desenho Universal para Aprendizagem e Ensino de Língua Portuguesa no Mundo (UDL-TPW) será realizado nos dias 6 e 7 de setembro no câmpus da Universidade dos Açores em Ponta Delgada.
 

Será realizado na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, nos dias 6 e 7 de setembro, um congresso internacional sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (sigla em inglês, UDL), dirigido a agentes educativos de todos os níveis de ensino, das diferentes áreas do saber, provenientes de dezenas de países.

Esse novo conceito de ensino-aprendizagem para todas as áreas do currículo, será, pela primeira vez, explorado à luz do ensino da Língua “filha ilustre do Latim”, dando a conhecer o projeto, com nome em inglês de Universal Design for Learning and the Teaching of the Portuguese Language Worldwide (UDL-TPW). O nome pode ser traduzido como Desenho (ou Projeto) Universal para Aprendizagem e Ensino de Língua Portuguesa no Mundo.

Este congresso internacional surge na sequência de um protocolo assinado em Massachusetts, nos Estados Unidos. O protocolo envolveu o Governo da Região Autónoma dos Açores; o Centro para Tecnologia Especial Aplicada (CAST), de Massachusetts; o Instituto Mundial da Língua Portuguesa (PWLI), da Universidade Lesley; e a Universidade dos Açores. A esse protocolo já aderiram dezenas de escolas e universidades das comunidades e países lusófonos.

Os parceiros, em conjunto, têm trabalhado com vista à criação de uma plataforma em linha na Internet a disponibilizar materiais para o ensino em escala mundial da Língua Portuguesa.

Os oradores/formadores principais são: o dr. David Rose, neuropsicólogo, professor da Escola de Educação da Universidade de Harvard e cofundador do CAST; e a drª. Maria de Lourdes Serpa, especialista em necessidades educativas, avaliação e ensino de línguas, presidente do PWLI e professora catedrática na Universidade Lesley, em Cambridge, Massachusetts.

Participarão do evento o professor e neuropsicólogo David Rose, da Universidade de Harvard, e a professora Maria de Lourdes Serpa, da Universidade Lesley, presidente do PWLI.
 

O Centro para Tecnologia Especial Aplicada (CAST) é uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e de desenvolvimento, cuja missão é proporcionar a todos os alunos o acesso à educação através do uso inovador da tecnologia multimédia moderna e contemporânea, fruto de pesquisa em neurociências cognitivas. Todo este trabalho de investigação deu origem à metodologia de ensino do Desenho Universal para Aprendizagem (UDL) que tem influenciado as políticas e práticas educativas nos EUA.

O conceito sobre o Desenho Universal – inicialmente promovido na área da arquitetura, com vista à disponibilização de acessos aos edifícios – foi transposto para a educação, visando a criação de ferramentas que permitam a toda a população estudantil aceder ao conhecimento.

Para além da conferência inaugural do dr. David Rose e das sessões formativas sobre o trabalho desenvolvido ao redor do globo sobre a UDL, haverá oportunidade de visita às escolas aderentes a este projeto na ilha de São Miguel.

.
• Clique aqui para visitar o sítio da Conferência Internacional UDL 2012: Inovação na Educação e na Aprendizagem – Ponta Delgada, Açores, Portugal.

.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: