Articles

Consulta popular para nome de ponte moderna em Bordeaux, na França

In O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged:

O nome de Aristides de Sousa Mendes pode ser escolhido por consulta pública
para batizar a nova ponte de Bordeaux.

 

A Prefeitura de Bordeaux, na França, abriu uma consulta popular na Internet para decidir o nome da nova ponte em construção sobre o rio Garona.

A ponte levadiça de concreto armado e aço liga os bairros de Bacalan (na margem esquerda do rio Garona) e Bastide (na margem direita) e terá 575 metros de extensão por 43 metros de largura. O custo total da construção está orçado em 145 milhões de euros e sua inauguração está prevista para o início de 2013.

A comunidade portuguesa da cidade e deputados da República Portuguesa solicitaram ao prefeito de Bordeaux, Alain Juppé – ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da França –, que a ponte recebesse o nome de Aristides de Sousa Mendes.

Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) foi cônsul-geral de Portugal em Bordeaux na época da Segunda Guerra Mundial. Seu nome é celebre no mundo por ter salvado milhares e milhares de judeus do Holocausto e da perseguição nazista durante a ocupação do território francês por tropas alemãs.

O prefeito de Bordeaux, Alain Juppé, anunciou a consulta pública para o nome da nova ponte.

O prefeito Alain Juppé havia declarado à imprensa francesa, no mês de maio, que planeava dar à obra o nome de Ponte Chaban-Delmas, em homenagem a Jacques Chaban-Delmas, ex-prefeito da cidade por um mandato de quase 50 anos e ex-primeiro-ministro da França entre 1969 e 1972.

Além da proposta feita pelo nome de Aristides de Sousa Mendes, vieram outras da população bordelense: foram sugeridos também os nomes de Toussaint-Louverture, líder da independência do Haiti, e de Václav Havel, ex-presidente da República Tcheca, falecido em 2011.

Diante das muitas propostas de nomes para a ponte, a Prefeitura de Bordeaux decidiu pela realização da consulta à população. “Esta ponte está situada no território da comuna de Bordeaux, e é a seu Conselho Municipal que cabe a escolha de seu nome”, declarou um comunicado da Prefeitura de Bordeaux.

.

A consulta popular para a escolha do nome da nova ponte é realizada no sítio da Prefeitura de Bordeaux na Internet: <http://www.bordeaux.fr/p75930>.

.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: