Articles

Português: a quarta língua mais usada no Twitter

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: ,

.
A Língua Portuguesa é o quarto idioma mais usado para compartilhar dados no portal de microblogues Twitter.

Os dados resultam da análise feita, entre os dias 10 e 11 de julho, pelo logicial-robô da empresa norte-americana Diffbot de 750 mil enlaces publicados no sítio do Twitter.

O logicial realizou a pesquisa com base em três questões:
• O que estamos compartilhando?
• Quais sítios estamos usando?
• Em quais línguas estamos compartilhando?

.
O inglês surge, como seria de esperar, muito à frente das restantes línguas, representando 68% dos conteúdos partilhados no Twitter, seguido pelo japonês (7%), espanhol (4%), português (3%), indonésio (2%) e russo (1,5%). As demais línguas listadas não alcançam 1% do total.

Quanto à lista de sítios mais acessados em enlaces do Twitter, a lista é surpreendentemente encabeçada pelo sítio indonésio de notícias Detik, seguido pelo da BBC do Reino Unido.

Os sítios brasileiros de informação Globo.com e UOL estão entre os de maior acesso no Twitter, segundo pesquisa do logicial Diffbot.
 

Dois sítios brasileiros surgiram entre os mais partilhados no Twitter, dando um largo contributo para que o português apareça entre as línguas com maior presença na Internet.

Os sítios brasileiros de informação Globo.com e UOL aparecem, respectivamente, em terceiro e sétimo lugar como os que deram origem a um maior número de artigos partilhados. Ambos estão à frente de sítios de renome, como o da agência de notícias britânica Reuters, o da rede norte-americana CNN e os dos jornais El País, da Espanha, e The Guardian, do Reino Unido.

Os arquivos de imagem representam 36% do total dos conteúdos partilhados em microblogues através do Twitter. Em segundo lugar, aparecem os artigos de texto, que representam 16% do total. Em seguida, os vídeos somam 9% e os anúncios de produtos somam 8%.

O próprio Twitter encabeça a lista dos sítios de imagens mais compartilhados, com 40% do total, muito à frente do Instagram, com 15%, e do Tumblr, com 11%. Quanto aos sítios de vídeo mais acessados no Twitter, a liderança muito expressiva ficou com o YouTube, com 60% do total.

.
• O infográfico com os dados da pesquisa do Diffbot (em inglês) está no sítio da revista eletrônica norte-americana Mashable, especializada no mundo digital:
<http://mashable.com/2012/08/16/twitter-day-in-the-life-infographic/>.

(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: