Articles

A fusão do IPAD com o Instituto Camões

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 16 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa e da SIC (Portugal)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Portuguesa – que tutela as políticas da Cooperação Portuguesa internacional e da promoção da Língua e da cultura de Portugal – anunciou, em novembro de 2011, a fusão entre o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e o Instituto Camões.

A 30 de janeiro deste ano, foi publicada a nova lei orgânica do novo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que passou a contar em com uma dotação orçamental para 2012 de 61,6 milhões de euros.

Segundo o Decreto-Lei nº. 21 do Ministério, publicado no Diário da República, as tutelas anteriores dos dois organismos mantêm-se essencialmente as mesmas, com destaque para “uma melhor definição estratégica da política de cooperação através, nomeadamente, de maior coordenação”. Pretende-se, ainda, “uma reorganização e racionalização dos serviços destes dois institutos”.

O novo Camões fica, assim, “responsável pela supervisão, direção e coordenação da cooperação para o desenvolvimento, cabendo-lhe a condução dessa política pública”, e ainda “pela política de promoção externa da Língua e cultura portuguesas”.

Na dependência deste novo instituto, passaram a estar os centros culturais portugueses no exterior e as estruturas de coordenação do Ensino de Português no Estrangeiro. O órgão continua a assegurar a rede de professores no estrangeiro (de níveis básico e secundário, e também as atividades dos leitorados nas universidades estrangeiras), além de promover o desenvolvimento de plataformas para o ensino à distância e de certificar a aprendizagem e formação de professores.

O Instituto Camões nasceu em 1992, como uma readaptação do antigo Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), com a missão primordial de promover no exterior o ensino da Língua Portuguesa e a difusão da literatura e da cultura portuguesas. Surgiu como órgão vinculado ao Ministério da Educação, mas em 1994 passou ao controlo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Criado em 2003, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) nasceu da fusão do Instituto da Cooperação Portuguesa com a Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento. O IPAD era responsável por planear e executar trabalhos na área da política externa de Portugal, promovendo as atividades da Cooperação Portuguesa para países com os quais Portugal mantinha laços geoestratégicos e económicos.

–– Ana Paula Laborinho é a presidente do novo Camões ––

Ana Paula Laborinho é a presidente do novo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

.
A professora Ana Paula Laborinho, vinculada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que era presidente do Instituto Camões desde 2010, exerce atualmente a presidência do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

.
A presidente defende a estratégia da fusão dos institutos, em que há a coordenação dos trabalhos de difusão da Língua aliados aos de promoção do desenvolvimento dos países lusófonos – sobretudo, na área educacional. Pois, para a professora Ana Paula Laborinho, “não há dúvida de que para todos estes países, que escolheram o português como língua oficial, esta dimensão da Língua é uma dimensão muito relevante porque lhes permite esse acesso a objetivos, que são os Objetivos de Desenvolvimento” do Milénio.

A presidente do novo Camões manifestou otimismo com a integração, sobretudo política e económica, entre os países da Lusofonia e que “os países de Língua Portuguesa começam a assumir-se nessa nova geografia do poder”. E que as comunidades lusófonas no estrangeiro também devem fazer a sua parte pela projeção da Língua: “É preciso que as famílias, ao apostar nessa Língua, vejam, através das certificações, que ela é um contributo para as carreiras de seus filhos e para o futuro dos seus filhos.”

.
Assista ao vídeo da entrevista de Ana Paula Laborinho ao Jornal das 9, da rede de televisão SIC (Portugal), exibida em 8 de agosto de 2012.

.
–– Extraído da Agência Lusa e da SIC (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: