Articles

22ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Brasil

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 15 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , , , , ,

::: Evento acontece no Palácio de Exposições do Anhembi e vai até o dia 19 de agosto :::


 

No dia 9 de agosto, foi aberta a 22ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo – um dos maiores eventos do mercado editorial da América Latina.

Para a edição deste ano da feira de livros, vieram para a maior cidade do Brasil cerca de 480 expositores – 37% a mais do que na última edição, ocorrida em 2010. Dentre os expositores, 134 são estrangeiros, principalmente vindos da Alemanha, da Suíça, da França, da Espanha, da Bélgica, da China, da Coreia do Sul, do Japão, da Colômbia, do Peru e do Canadá.

Para a edição deste ano da Bienal do Livro, espera-se um público de 800 mil visitantes.

Jorge Amado e Nelson Rodrigues, escritores brasileiros cujo centenário de nascimento é celebrado em 2012, receberão homenagens durante a programação.

Serão ao todo 1.250 horas de atividades com 18 autores estrangeiros convidados.

O tema deste ano é Porque Livros Transformam o Mundo, Porque Livros Transformam Pessoas.

O evento ocupa um espaço de 60 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte da Cidade de São Paulo. A Bienal do Livro paulistana é promovida pela Câmara Brasileira do Livro e será realizada até o dia 19 de agosto.

A primeira feira do livro em São Paulo foi realizada em 1951, mas o formato atual da Bienal Internacional do Livro realizou-se pela primeira vez em agosto de 1970 no Pavilhão do Parque do Ibirapuera. Para receber maior público, desde 2006, a Bienal do Livro paulistana passou a ter lugar no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado ao lado da Marginal Tietê.

–– Despertar os jovens à leitura ––
Os organizadores esperam receber 800 mil visitantes em 2012. Um número um pouco superior que o público presente em 2010, quando houve a visitação de 740 mil pessoas.

O Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas ligado à São Paulo Turismo – Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, vai levantar o perfil do visitante da Bienal do Livro. Serão distribuídos 1.600 questionários.

Na pesquisa feita em 2010, verificou-se que 70% dos visitantes eram mulheres e que 45,8% deles tinham ensino superior completo. Cada visitante do evento realizado há dois anos gastou, em média, 388 reais (ou 156 euros).

Os pesquisados em 2010 elogiaram São Paulo nos quesitos hospedagem, opções culturais, entretenimento, compras e gastronomia.

A edição deste ano da Bienal do Livro de São Paulo quer atrair
o público jovem à leitura impressa.

 

Um dado sobre o público jovem – a pesquisa do Observatório do Turismo quanto à Bienal de 2010 revelou que 34% dos visitantes tinham faixa de idade entre 14 e 25 anos. A feira do livro de São Paulo quer conquistar o público das novas gerações indo além da literatura.

Mansur Bassit crê no atual formato do evento para formar um público leitor
nas novas gerações.

.
“Fala-se muito em despertar a leitura, mas isso não vem somente através do livro. Quando se desperta uma criança para as artes em geral, onde é que ela vai buscar conteúdos? Nos livros”, responde Mansur Bassit, diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro.

.
Os representantes das editoras concordam, cientes de que montar um estande na Bienal do Livro de São Paulo significa aproximar-se de forma direta do público leitor. “Ela é mais generalista do que a FLIP [Festa Literária Internacional de Parati], com um público mais amplo e diversificado. Apostamos nos jovens, que têm sido muito fiéis em buscar novidades”, aponta Sônia Jardim, vice-presidente do Grupo Editorial Record.

.
Diante dessa expectativa, os organizadores da Bienal do Livro de São Paulo rejeitam a hipótese de que o formato da feira do livro, de intensa aglomeração de visitantes, esteja falido. “Se fosse assim, não teríamos 480 expositores, com o dobro de participantes internacionais”, apontou Mansur Bassit.

.
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 9 a 19 de agosto de 2012, as 10 às 22 horas.
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 (ao lado da Marginal Tietê) – Santana
São Paulo – Brasil

.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: