Articles

Associação Olímpica de África adota o Português como língua de trabalho

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 9 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Da Agência AngolaPress
6 de agosto de 2012


O português passa doravante a ser uma das quatro línguas de trabalho da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA). Esta foi a decisão de sábado durante uma assembleia geral extraordinária do organismo gestor do olimpismo no continente, realizada em Londres, à margem dos Jogos Olímpicos que decorrem de 27 de julho a 12 de agosto.

Esta informação foi dada no dia 6 de agosto pelo secretário-geral do Comité Olímpico Angolano, Mário Rosa, em entrevista à AngolaPress, em Londres, para fazer o balanço da reunião magna realizada na “Casa de África”, criada na capital britânica a propósito dos Jogos Olímpicos, e da qual participou outra angolana, Teresa Quarta, na qualidade de vice-presidente da ACNOA.

O encontro, previsto para duas horas, mas que gastou nove horas, tratou igualmente da alteração dos estatutos da organização e da alteração do número de vice-presidências.

Segundo a fonte, a realização deste evento pluridesportivo, que reúne a família desportiva mundial, propiciou o encontro que concluiu uma abordagem iniciada na reunião de Moscovo há meses.

Assim, o português junta-se ao árabe e às duas línguas oficiais anteriormente usadas pela ACNOA – o francês e o inglês.

Mário Rosa saudou a decisão da ACNOA de adotar a Língua Portuguesa como uma das línguas oficiais.

Na qualidade de um dos responsáveis pelo olimpismo nos cinco países de língua oficial portuguesa em África, Mário Rosa considera uma vitória da afirmação da Língua.

“É de enaltecer esta decisão, que ocorre numa altura em que os jogos da trigésima primeira Olimpíada decorrerão no Brasil, um país de expressão portuguesa, e um caso inédito na história do olimpismo.”

A ACNOA – que já teve como secretário-geral o angolano Gustavo Conceição, presidente do Comité Olímpico Angolano e da Federação Angolana de Basquetebol – foi fundada a 28 de junho de 1981. A entidade tem sua sede em Abuja, capital da Nigéria, e congrega os 53 comités nacionais olímpicos do continente africano.

.
–– Extraído da Agência AngolaPress. ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: