Articles

IV Universidade Africana da Juventude em Cabo Verde

In Lusofonia e Diversidade on 8 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do portal All Africa
3 de agosto de 2012

Mais de 100 participantes de 35 países estiveram na IV Universidade Africana da Juventude ocorrida em julho em Mindelo, Cabo Verde.
 

Ocorreu em Mindelo, Cabo Verde, entre os dias 13 e 20 de julho, a IV Universidade Africana da Juventude e do Desenvolvimento.

O evento foi organizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, no âmbito do Acordo de Gestão Conjunta entre a Comissão Europeia – pelo Serviço de Cooperação EuropeAid – e o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em parceria com a Federação Cabo-Verdiana da Juventude, o Conselho Nacional da Juventude de Portugal, a União Pan-Africana da Juventude, o Fórum Europeu da Juventude, o Fórum da Juventude da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

Esta Universidade foi desenvolvida como sequência da Cimeira África-Europa da Juventude, ocorrida em Lisboa em 2007, como uma forma de promover a contribuição da juventude para a implementação da Parceria Estratégica África-União Europeia. Desde o desenvolvimento da Plataforma da Juventude África-Europa, em 2011, a Universidade (e sua consolidação) foi definida como um evento anual e permanente da Cooperação da Juventude África-Europa.

O evento em Mindelo, de promoção de políticas afirmativas para a juventude, está no contexto da Cooperação da Juventude África-Europa.

.
A Universidade visa criar um espaço de debates e de reflexão, de ação afirmativa da juventude e da promoção de políticas para a juventude, da educação global e da sensibilização para o desenvolvimento, da formação e da educação não formal, bem como o diálogo intercultural e inter-regional no contexto da Cooperação da Juventude Euro-Africana e Global.

.
A Universidade Africana da Juventude e do Desenvolvimento faz parte da Rede de Universidades de Juventude e Cidadania Global, juntamente com a Universidade da Juventude e Desenvolvimento (cuja 13ª. edição será em setembro de 2012, em Mollina, no sul da Espanha) e com a Universidade de Participação e Cidadania (que realizou a sua nona edição em fevereiro último, no Uruguai).

Esta edição reuniu mais de 100 participantes (jovens trabalhadores, educadores, lideranças juvenis e representantes institucionais) vindos de quatro continentes e de 35 nacionalidades e teve três línguas de trabalho (português, inglês e francês).

Este ano, a Universidade Africana teve quatro atividades a ocorrerem ao mesmo tempo:
• 8º. Curso África-Europa de Formação para Organizações da Juventude (organizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em parceria com a União Pan-Africana da Juventude e com o Fórum Europeu da Juventude);
• 4ª. Escola de Jovens Líderes da CPLP (organizada pelo Conselho Nacional da Juventude de Portugal, em parceria com o Fórum da Juventude da CPLP);
• Curso de Animação em Ação, de Formação do Trabalho Juvenil (pela Federação Cabo-Verdiana da Juventude);
• Curso de Convivência Cooperativa para a Construção de um Mundo Melhor (pela Federação Cabo-Verdiana da Juventude e pela Liga das Associações Juvenis de São Vicente).

.
Além das diferentes atividades, os participantes reuniram-se várias vezes durante a semana para os momentos de programas conjuntos (como na abertura, na mesa-redonda, em visitas a organizações locais e no encerramento). O tema comum deste ano foi Direitos da Juventude (tema definido para o ano de 2012 pela Rede de Universidades).

.

Participaram da cerimónia de abertura da Universidade Africana da Juventude em Mindelo (da esq. para a dir.): Helmer Fortes, Denis Huber, Janira Hopffer Almada, Dennis Ngoga e Ivo Santos. E na mesa-redonda dos “Direitos da Juventude” estavam Peter Matjasic e Petra Lantz.
 

O diretor-executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, Denis Huber; o presidente da Federação Cabo-Verdiana da Juventude, Helmer Fortes; e a ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, foram alguns dos oradores na cerimónia de abertura.

Quanto à mesa-redonda sobre Direitos da Juventude, os palestrantes foram:
• Ivo Santos, secretário-geral do Fórum da Juventude da CPLP;
• Peter Matjasic, presidente do Fórum Europeu da Juventude;
• Dennis Ngoga, da Comissão da União Africana; e
• Petra Lantz, coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde.

O encerramento reuniu representantes dos organizadores e do Fórum Europeu da Juventude, bem como a vice-secretária-geral da União Pan-Africana da Juventude, Tendai Wenyika, e o ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa.

A 13ª. Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento será realizada de 16 a 23 setembro em Mollina, Espanha. Esta Universidade irmã dará continuidade ao trabalho desenvolvido em Cabo Verde em relação ao tema comum Direitos da Juventude.

–– Assista aos vídeos ––
Mindelo recebe a IV Universidade Africana de Juventude e Desenvolvimento.
Jornal da Noite – Televisão de Cabo Verde (TCV), 15 de julho de 2012.

Petra Lantz propõe a criação de uma Convenção da ONU para a Juventude.
Jornal da Noite – Televisão de Cabo Verde (TCV), 16 de julho de 2012.

.
Africa: Fourth African University of Youth and Development.
Extraído do portal All Africa
Publicado em: 3 ago. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: