Articles

EUA: imersão em Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Agosto de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Will Richmond
do jornal The Herald News – Fall River, Massachusetts, EUA
30 de julho de 2012

Grupo de estudantes diante de restaurante português em Massachusetts: imersão
na Língua e na cultura.

Dartmouth, EUA – O eixo da aprendizagem da Língua Portuguesa pode não estar em Lisboa ou no Rio de Janeiro.

Em vez disso, ele está escondido em uma das salas de aula da Universidade de Massachusetts em Dartmouth, onde estudantes de todo o mundo reúnem-se para aprender não somente a Língua Portuguesa, mas também as variantes do português que provêm de quase todos os cantos do globo.

Já em seu 19º. ano, o Programa de Verão em Português, que é patrocinado pela Fundação Luso-Americana e da Faculdade de Artes e Ciências de Dartmouth, é um programa intensivo no qual os alunos têm aulas cinco dias por semana durante três horas e meia por dia em de um período de cinco semanas.

Ao serem feitas as aulas, no entanto, as lições nem sempre acabam. Em vez disso, é oferecida aos alunos a oportunidade de participar de diversas atividades, que lhes providencia uma ocasião para imergirem não somente na cultura portuguesa, mas também nas culturas das outras nações de Língua Portuguesa.

.
O diretor do programa, Christopher Larkosh, disse que os estudantes participaram de apresentações de dança do Brasil e remaram um barco baleeiro açoriano. O diretor de cinema português Sérgio Trefaut realizou recentemente uma exibição de seu último filme –(1)–. Eles também fizeram viagens para experimentar a comida portuguesa e as ligações com lugares, como em Martha’s Vineyard –(2)–.

O diretor de cinema português Sérgio Tréfaut visitou a Universidade de Massachusetts.

“Como parte do programa de verão, tentamos mostrar a importância local da cultura portuguesa no sudeste de Massachusetts, porque é uma das maiores referências culturais da região”, disse Larkosh. “Não posso nem explicar o que significa ter este tipo de experiência prática e a oportunidade de encontrar-me frente a frente com especialistas na área.”

Grupo de estudantes da Universidade de Massachusetts aos remos de um barco açoriano: vivência e valorização da cultura lusófona local.
 

–– Vivência com a cultura lusófona local ––

O programa de Português visou mostrar a diversidade cultural dos países da Lusofonia.

Os alunos do programa contam que as experiências ajudam a proporcionar uma imersão que lhes permite expandir o que aprendem durante as aulas intensivas.

“Estou muito mais confortável com a Língua e estou a achar que posso ter conversas simples com as pessoas que encontro na rua”, disse Chris Peschel. “Ser capaz de conversar, mesmo que seja só um pouco, faz a diferença para eles e permite-me um pouquinho de prática.”

Além das inúmeras experiências que as aulas oferecem, o programa também dá aos alunos aulas das diversas variantes da Língua Portuguesa, com professores que têm experiência no Brasil e na Ásia.

“Os professores são legais e com muito conhecimento”, disse Cheston Chaves. O programa também atraiu estudantes de todo o mundo interessados em aprender a Língua Portuguesa.

São exatamente aqueles tipos de experiências que Larkosh está esperando que os alunos aproveitem ao máximo.

“Temos uma grande equipa de instrutores vindos de todos os cantos do mundo que fala português”, Larkosh disse. “Há muito poucos lugares que podem prover tantos pontos de referência com uma base diária.”  :::

.
(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
–– Nota: ––
–(1)–  O realizador de cinema português nascido no Brasil, Sérgio Tréfaut, apresentou no Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts em Dartmouth o seu mais recente filme Viagem a Portugal (2011), cuja história relata a burocracia dos aeroportos portugueses e a difícil vida de uma viajante da Europa de Leste em visita a Portugal.

–(2)–  Martha’s Vineyard é uma ilha no litoral sul do Estado de Massachusetts, onde reside uma numerosa comunidade portuguesa e brasileira.

.
RICHMOND, Will. UMD’s Summer Program in Portuguese a main atraction.
Extraído do jornal The Herald News.
Fall River, Massachusetts, Estados Unidos da América.
Publicado em: 30 jul. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: