Articles

Guiné Equatorial cria Comissão Nacional para a Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 31 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência EFE
30 de julho de 2012

O presidente Teodoro Obiang determinou a criação de uma Comissão Nacional para a Língua Portuguesa, visando a adesão da Guiné Equatorial à CPLP.
 

O Governo da Guiné Equatorial anunciou a criação de uma Comissão Nacional, a fim de acelerar a sua integração ao grupo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Assim procede o Conselho de Ministros presidido pelo presidente Teodoro Obiang, uma semana depois de, no último dia 20, Portugal ter rejeitado a integração da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo divulgado nesta segunda-feira pelo Escritório Equato-Guineano de Informação e Imprensa.

O Conselho de Ministros, de acordo com o celebrado após a nomeação em maio passado de um governo de transição de oito meses, aprovou a proposta de criação da comissão de integração à CPLP.

Apesar do apoio do Brasil, Portugal mostrou a sua oposição na Cimeira de Moçambique no último dia 20, assinalando que a Guiné Equatorial “não registou melhorias significativas nos níveis de corrupção, no respeito aos direitos humanos e na abertura do diálogo democrático”.

Em julho de 2010, Obiang promulgou o decreto que estabeleceu a Língua Portuguesa como terceira língua oficial da Guiné Equatorial, porque “contribuiria positivamente para o aumento da cooperação no contexto afro-ibérico e luso-hispânico de nações”.

Ele justificou a decisão porque “a Língua é o veículo e vínculo de comunicação que une os povos desde o início da independência dos Estados”.

Duas ilhas que compõem a Guiné Equatorial (Fernando Pó – atual Bioko – e Annobón) faziam parte do Império Português durante séculos e foram cedidas à Espanha em 1778.

A CPLP reúne cinco estados africanos – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe –, além de Portugal, Brasil e Timor-Leste.

.
–– Extraído da Agência EFE ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: