Articles

EUA: enquete sobre aulas de Língua Portuguesa em escolas públicas da Flórida

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 28 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Dos jornais Comunidade News e Gazeta News – EUA
25 de julho de 2012

Aula de português na Escola Ada Merritt, em Miami: petição por ensino bilíngue português-inglês na Flórida.

A Associação Americana de Professores de Língua Portuguesa (AOTP, sigla em inglês) quer implementar o ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas do condado de Palm Beach –(1)–. Uma petição e uma enquete foram lançadas pela entidade e podem ser assinadas em linha na Internet até o dia 1º. de setembro. O resultado será levado até o Departamento Multicultural de Educação e ao Conselho de Diretores do Sistema Educacional em Palm Beach.

O projeto, conta a presidente da AOTP, Anete Arslanian, prevê duas opções de ensino. A primeira é a criação do programa bilíngue (Português-Inglês) desde as séries iniciais nas escolas públicas do condado de Palm Beach e a outra é a aula opcional de Língua Portuguesa para middle school –(2)– e high school –(3)–.

A presidente da AOTP revela que as negociações com o distrito escolar de Palm Beach começaram em novembro do ano passado. A ideia tem apoio do Centro Cultural Brasil-USA (CCBU) do Estado da Flórida e do Brazilian Business Group.

A enquete, que pode ser preenchida em linha, foi criada para membros da comunidade local lusófona, independente do local de residência, que tenham filhos e interesse em matriculá-los em programas de português em Palm Beach.

A petição, por outro lado, pode ser assinada por todos os membros da comunidade que apoiem a criação de programas de português no condado de Palm Beach.

• Acesse aqui o enlace para a enquete e o enlace para a petição do projeto de ensino bilíngue da AOTP para o condado de Palm Beach, Flórida, EUA.

–– Escola Ada Merritt é sucesso em Miami ––

Anete Arslanian, da AOTP, defende o programa
bilíngue de aulas em Palm Beach.

 

O projeto em Palm Beach tem como exemplo o sucesso do ensino bilíngue na escola de ensino fundamental Ada Merritt, em Miami – a única escola pública a oferecer o programa bilíngue e bicultural, Português-Inglês, desde 2003. A carga horária escolar é dividida entre 60% em inglês e 40% em português. Em Miami, o projeto que teve iniciativa do Departamento de Educação do Condado de Miami-Dade, com apoio do CCBU, levou quatro anos para ser concretizado.

Adriana Sabino, presidente do CCBU, lembra que o projeto teve um começo difícil. “Primeiro, tivemos que educar os pais sobre a necessidade e a importância de aprender duas línguas”, revela. Ela conta que agora a escola é referência no assunto e os pais aprovam a ideia. Na Escola Ada Merritt, as professoras de conteúdo em português criaram todo o material e, quando a primeira turma de ensino fundamental foi finalizada, todos os alunos falavam fluentemente inglês e português.

–– Professores querem aulas de português em Broward ––

Aloysio Vasconcellos: “Quem quiser fazer negócios com o Brasil precisará da Língua Portuguesa”.

A petição em linha para incluir aulas de português visa inicialmente as escolas de Palm Beach, mas pode ser estendida para o condado de Broward, também na Flórida com sede em Fort Lauderdale, com especial atenção para Deerfield Beach e Pompano Beach.

O jornal local Sun Sentinel entrevistou brasileiros ligados à propagação da língua e da cultura portuguesa nos dois condados, como o professor Aloysio Vasconcellos. “As empresas que fazem negócios com o Brasil e os brasileiros que vêm para cá precisam da Língua Portuguesa”, disse Vasconcellos, que é presidente do Brazilian Business Group, com base em Palm Beach.

“O idioma português está se tornando cada vez mais uma linguagem popular porque o Brasil sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse Anete Arslanian, da AOTP. “Muitas pessoas querem aprender português para viajar ao Brasil. Este parece ser o momento certo para os programas começarem.”

Segundo o Sun Sentinel, a população de pessoas nascidas no Brasil em Broward cresceu 36% entre 2000 e 2010, chegando a 20,9 mil habitantes. Os brasileiros chegam a representar 1% do total da população do condado. Mas o português não é ensinado em nenhuma das escolas públicas do condado de Broward. O distrito escolar oferece aulas de espanhol, chinês, francês, alemão, italiano, japonês e latim. Dois novos programas de espanhol-inglês estão sendo abertos em duas escolas de ensino fundamental.

O distrito escolar de Broward contou, no ano passado, com 2.240 estudantes que falam português, incluindo 1.165 que nasceram no Brasil.

Fort Lauderdale, no Estado da Flórida, EUA: plano para expandir
o programa bilíngue português-inglês no ensino público.

 

–– Notas ––
–(1)– O condado é uma subdivisão de um Estado federado, com características de autarquia local e que abrange uma ou diversas cidades. Possui uma cidade como centro de administração, que é a sede do condado. Equivale a um concelho em Portugal.

Os condados de Palm Beach e de Broward situam-se no sul do Estado da Flórida, com sedes em West Palm Beach e Fort Lauderdale, respectivamente. Ambos localizam-se ao norte da cidade de Miami, onde há uma numerosa comunidade brasileira residente.

–(2)– A middle school, no sistema de educação dos Estados Unidos, equivale ao segundo ciclo do ensino fundamental, no Brasil, ou ao terceiro ciclo do ensino básico, em Portugal. Abrange estudantes entre 11 e 14 anos.

–(3)– A high school é a escola equivalente ao ensino médio, no Brasil, ou ao ensino secundário, em Portugal, uma vez que, no sistema educacional dos Estados Unidos, abrange estudantes entre 14 e 17 anos.

.

— Extraído dos jornais Comunidade News (da comunidade brasileira da Nova Inglaterra, EUA) e Gazeta News (da comunidade brasileira do Estado da Flórida, EUA) —
Publicado em: 25 jul. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: