Articles

Renovado o mandato do diretor-executivo do IILP

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 24 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa

O professor brasileiro Gilvan Müller de Oliveira estará por mais dois anos à frente do IILP.

No decorrer da XVII Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ocorrida na quinta-feira, dia 19 de julho, em Maputo, capital de Moçambique, foi aprovada a recondução do professor dr. Gilvan Müller de Oliveira ao cargo de diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) para a gestão 2010-2014.

O professor brasileiro, que está no cargo desde outubro de 2010, entregou aos ministros presentes o relatório da gestão 2010-2012 do IILP e fez uma apresentação dos projetos que já se iniciaram. Foi dado destaque ao funcionamento da base de dados experimental para o Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), a ser constituído pela integração dos Vocabulários Ortográficos Nacionais (VON), atualmente em composição para ser disponibilizado no novo sítio do Instituto.

–– RIILP – Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa ––


No sítio do IILP na Internet – em construção –, também estarão os dois primeiros números da nova publicação da entidade, a RIILP – Revista do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. As edições da revista, a serem lançadas em breve, conterão textos científicos oriundos do Colóquio Internacional de Maputo sobre a Diversidade Linguística na CPLP, realizado em setembro de 2011, e do Colóquio Internacional da Praia sobre o Português nas Diásporas, de novembro de 2011.

Também foi apresentado, aos representantes do governo da Guiné Equatorial presentes na reunião, o livro Fá d’Ambô: Herança da Língua Portuguesa na Guiné Equatorial,  organizado pela linguista brasileira Rosângela Morello. O livro publicado pelo IILP é oriundo da primeira ação do Protocolo de Cooperação Técnica entre o IILP e o Governo da Guiné Equatorial e decorrente de trabalho de campo realizado em março deste ano na Ilha de Annobón e na capital do país, Malabo.

O professor Gilvan Müller de Oliveira declarou que sua segunda gestão permitirá concluir vários dos trabalhos em curso e, assim, consolidar o papel institucional do IILP à frente das políticas multilaterais da Língua Portuguesa, no âmbito da CPLP.

Durante a Reunião do Conselho de Ministros em Maputo, Gilvan Müller esteve acompanhado do presidente da Comissão Nacional Moçambicana do IILP, dr. Lourenço do Rosário.  :::

.

–– Extraído do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: