Articles

China: aproximação comercial entre Lusofonia, Macau e Mongólia Interior

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Fu Yu, da Rádio China Internacional
17 de julho de 2012

A Sessão de Apresentação sobre os Ambientes de Investimento e de Negócios da China e dos Países de Língua Portuguesa foi realizada em Hohhot, na região chinesa da Mongólia Interior.
 

Uma conferência de apresentação para o comércio e o investimento entre a China e alguns países de língua portuguesa foi realizada em Hohhot, Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da República Popular da China, durante o Festival Cultural Zhaojun [evento anual de celebração da cultura das etnias dessa região da China], de 13 a 15 de julho.

O objetivo da conferência foi estabelecer e fortalecer as relações comerciais entre estes países e regiões.

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa – Fórum de Macau – foi criado em 2003 com o apoio do Governo Central da China e de sete países de Língua Portuguesa, a incluir Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

Desde então, o Fórum realizou com sucesso três reuniões ministeriais e criou um fundo de desenvolvimento de 1 bilhão (mil milhões) de dólares [822,5 milhões de euros] para promover a cooperação financeira entre as duas partes.

Marcelo Pedro D’Almeida, vice-secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum, dirigiu-se à sessão e disse que a terceira reunião ministerial havia estabelecido diretrizes para a implementação e o funcionamento do fundo de desenvolvimento como seu objetivo a longo prazo.

Enquanto isso, a Região Administrativa Especial de Macau tornou-se a plataforma de serviços entre a China e os países de língua portuguesa.

Rita Santos, do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, fala à reportagem da Rádio China Internacional após a Sessão de Negócios China-Lusofonia em Hohhot.
 

Rita Santos é a vice-secretária-geral do Secretariado Permanente do Fórum de Macau.

“Uma porção de empresários de lugares diferentes da China estão a usar Macau para vender seus produtos aos países de língua portuguesa ou a usar Macau para ir atrás de investimentos. Estamos a fazer a tarefa de ajudar os empresários. Especialmente neste tempo, quando estamos na Mongólia Interior. Esta é a primeira vez que venho para cá, e é a primeira vez para um grande número de representantes dos países lusófonos. Eles descobriram que a Mongólia Interior tem produtos de alta qualidade, e também produtos agrícolas de alta qualidade, de modo que este é um campo no qual a Mongólia Interior pode cooperar com os países de língua portuguesa”.

Templo dos Cinco Pagodes, erguido em
1732 em Hohhot, norte da China.

.
Santos disse que esperava mais trocas em tecnologia agrícola e conhecimento técnico para ajudar a fechar negócios futuros.

Os organizadores do Fórum também esperam ajudar a Mongólia Interior a promover o seu comércio e os seus produtos. Este foi outro motivo de por que a conferência foi realizada em Hohhot.

“Eu acho que é muito importante que a Mongólia Interior e Hohhot façam maior promoção de seus produtos, para que participem mais na convenção onde eles podem se reunir com uma porção de empresários dos países de língua portuguesa”, disse Rita Santos.

Além de trocas agrícolas, Macau e o Fórum esperam reforçar os laços culturais com a Mongólia Interior, convidando artistas da região para a sua semana cultural anual.

.
Emissoras de televisão de Macau também têm feito esforços para transmitir programas de televisão chineses para os países de língua portuguesa e vice-versa.

.
• Sítio do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa – Fórum de Macau:
<http://www.forumchinaplp.org.mo/pt/>.

.
FU Yu. Inner Mongolia, Macao, Portuguese-Speaking Countries Seek Closer Ties.
Do sítio em inglês da Rádio China Internacional.
Publicado em: 17 jul. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: