Articles

CPLP: entrevistas de Domingos Simões Pereira à SIC –Portugal

In O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

16 de julho de 2012

.

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, foi entrevistado nesta semana pelo apresentador Mário Crespo no Jornal das 9, do canal de televisão SIC Notícias (Portugal).

O mandato de Simões Pereira à frente da Comunidade será encerrado na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo a ser realizada em Maputo, Moçambique, no dia 20 de julho.

Foram abordados vários assuntos relacionados à CPLP – sobretudo, o processo de sucessão do comando da CPLP e os preparativos para a Cimeira de Maputo. Também citou-se na entrevista a avaliação sobre a polêmica adesão plena da Guiné Equatorial à Comunidade, cujo processo iniciou-se em 2004. “É isso que, nas sucessivas divisões, se tem concluído que ainda não estão reunidas as condições para a sua adesão, mas eu penso que isso tem permitido à CPLP crescer os seus mecanismos.”

Quanto à adoção da abertura democrática como requisito para o ingresso dos países à Comunidade, Simões Pereira declarou que “isto é feito através da partilha das boas práticas, não no sentido de colocá-lo como uma exigência a um Estado.” A CPLP, em respeito à soberania dos Estados, não pressionará o país do presidente Teodoro Obiang Mbasogo a adotar práticas democráticas para a adesão plena. “O que se faz normalmente é dizer que existem essas práticas e nós gostamos de ver nossos países alinhados a essas práticas.”

Também foi abordada a situação política na Guiné-Bissau, país natal do secretário-executivo Simões Pereira. “Há uma tentativa de simplificar um processo que é bastante complexo. A questão da Guiné-Bissau não se resume nem começou no 15 de abril.” Entre os diversos fatores citados, trata-se de um país de território exíguo com mais de 30 grupos étnicos com “traços identitários muito marcantes, muito fortes. Estamos a falar de estruturas sociais que têm uma língua própria e que querem demarcar o seu espaço.”

Simões Pereira teceu considerações acerca da crise econômica em Portugal e de como ela pode ser vista como um período de oportunidades e de expansão não apenas para o país, mas para o bloco lusófono como um todo.

O secretário-executivo da CPLP concorda que hoje está à frente de um organismo supranacional prestigiado nos fóruns mundiais – inclusive nas esferas econômicas, haja vista o progresso observado nas economias do Brasil e de Angola. E que a Comunidade também está atenta a experiências de garantia dos direitos sociais. “Hoje estamos no processo de criação do Conselho Econômico e Social […]. Temos um fórum da sociedade civil que vai se reunir pela primeira vez – ou seja, há mecanismos ao nosso dispor; agora, tudo isto fica uma mera proposição de vontades quando não são confrontados, não são experimentados.”

.

Assista às entrevistas de Domingos Simões Pereira à SIC Notícias, também disponíveis no sítio da CPLP.

.

(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: