Articles

Portugal garante apoio ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 15 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

:::  Secretaria de Estado da Cultura de Portugal destinará verba para manter ativo na Internet o portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa  :::

Da Agência Lusa

.

A secretaria de Estado da Cultura da República Portuguesa anunciou em comunicado, no dia 11 de julho, que irá disponibilizar “uma verba que permitirá assegurar a continuidade do portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa”, para cobrir os custos de funcionamento.

“O Ciberdúvidas e o seu criador, o jornalista José Mário Costa, prestam um trabalho de inexcedível dedicação à causa pública, à Língua Portuguesa e aos portugueses, desde há década e meia”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, que sublinha tratar-se “de um projeto meritório como poucos”.

“Assegurar a sua continuidade enquadra-se integralmente na nossa missão, naquilo que diz respeito à promoção e defesa da Língua”, declara o secretário de Estado.

Francisco José Viegas: “Manter o Ciberdúvidas
faz parte da missão de defesa
da Língua Portuguesa”.

.

“O apoio destina-se a cobrir os custos relacionados com o funcionamento do portal, propriedade de uma associação sem fins lucrativos”, esclarece o governante.

No texto, Francisco José Viegas refere que o portal é “dedicado ao esclarecimento, informação, debate e promoção da Língua Portuguesa”, tendo sido criado há 15 anos e que conta 2,5 milhões de visitas por mês.

No dia 10 de julho, José Mário Costa disse à Agência Lusa – depois de ter sido ouvido em audição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, da Assembleia da República – que o portal poderia encerrar até setembro, se continuasse sem apoios financeiros.

.

“Tentei contactar vários possíveis mecenas, desde entidades públicas a privadas, mas todas as respostas foram negativas”, disse à Lusa o responsável pelo portal na Internet.

“Sendo o Ciberdúvidas uma associação sem fins lucrativos que faz serviço público, não seria possível assinar um protocolo com o Estado português ou com uma entidade governamental, a fim de ser viabilizado?” – essa foi a ideia apresentada pelos responsáveis pelo portal.

Nas contas dos responsáveis pelo projeto, o portal precisava “apenas do valor irrisório de 2 mil euros mensais para continuar”, como indicaram.

Todos os grupos parlamentares de Portugal reconheceram a importância do projeto e fizeram algumas perguntas sobre a sua atividade e o seu funcionamento. O presidente da comissão parlamentar, José Ribeiro e Castro, disse que iria fazer “todas as diligências” ao seu alcance para que o Ciberdúvidas, “pela sua prestação de serviço público, continue”.

–– Sobre o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa ––

O jornalista José Mário Costa é um dos criadores do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Espaço de esclarecimento de dúvidas sobre a Língua Portuguesa, de grande notoriedade na Internet, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa foi criado em 1997, pelos jornalistas portugueses José Mário Costa e João Carreira Bom – este último já falecido.

O Ciberdúvidas conta com um vasto e diversificado grupo de consultores e especialistas não só da Língua como das mais variadas áreas do conhecimento, portugueses, brasileiros e dos países lusófonos da África.

O sítio possui uma diversificada recolha de textos de autores lusófonos de todos os tempos que escreveram sobre a Língua Portuguesa, na rubrica Antologia – alguns dos quais especialmente para o Ciberdúvidas, como são os casos do português José Saramago, do angolano Pepetela e do moçambicano Mia Couto. O Ciberdúvidas integra também um serviço de educação e formação: a Ciberescola da Língua Portuguesa.

O Ciberdúvidas, além de dispor de um consultório para resposta às questões levantadas pelos leitores sobre ortografia, fonética, etimologia, sintaxe, semântica e pragmática, reúne ainda espaços de debate, opinião e consulta no campo cultural do espaço lusófono, sendo acedido por visitantes de todas as partes do mundo – muito em particular dos países de língua oficial portuguesa.

• Ciberdúvidas da Língua Portuguesa:
<http://www.ciberduvidas.com>.

.

–– Extraído da Agência Lusa. ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: