Articles

Português da Universidade de Macau com nova diretora

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
11 de julho de 2012

A professora Fernanda Gil Costa é a nova diretora do Departamento de Português,
da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Macau.

.
A nova diretora do Departamento de Português da Universidade de Macau, a professora drª. Fernanda Gil Costa, garantiu, ao tomar posse nesta quarta-feira, que vai trabalhar na promoção da língua e cultura portuguesas em Macau e na região da Riviera das Pérolas e do leste da China.

“O interesse pelo português está crescendo e há que criar estruturas que possam ancorar o ensino da Língua e promover iniciativas que permitam criar centros de estudo e investigação de Língua Portuguesa ligando a Universidade de Macau a instituições da China e, depois, à Europa”, disse Fernanda Gil Costa à Agência Lusa, uma semana depois de assumir o cargo, salientando que dar passos em frente “é olhar para as universidades do Continente chinês”.

Nos últimos seis anos, Fernanda Gil Costa dirigiu o Departamento de Língua e Cultura Portuguesas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com uma vida académica ligada ao ensino de Português para Estrangeiros, chega agora a Macau na fase final da carreira e enfrenta o novo posto como “uma continuidade e, ao mesmo tempo, um desafio”.

“É uma continuidade porque acabo por me manter ligada ao ensino do português fundamentalmente para cidadãos estrangeiros, não portugueses, mas é um desafio porque é possível ao departamento ter iniciativas de vária ordem para o ensino da Língua Portuguesa na Ásia e a divulgação da cultura na região”, acrescentou.

Com uma média anual de 1.500 alunos – quer na licenciatura de língua e cultura portuguesas, quer na disciplina de Língua Portuguesa como opção de língua estrangeira nos diversos cursos ministrados na Universidade de Macau –, Fernanda Gil Costa deseja cativar mais pessoas e promete ter ideias mais concretas no arranque do ano letivo.

.
–– Extraído da Agência Lusa. ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: