Articles

Brasil enviará professores assistentes de Língua Portuguesa aos EUA

In Língua Portuguesa Internacional on 7 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

2 de julho de 2012

::: Professores interessados em trabalhar em universidades dos Estados Unidos durante o ano acadêmico 2013-2014 podem inscrever-se no programa até o dia 28 de setembro. :::

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculado ao Ministério da Educação do Brasil – divulgou na última sexta-feira, dia 29 de junho, um edital, em parceria com a Comissão Fulbright, para seleção de bolsistas para o programa do Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA.

A CAPES é o órgão governamental brasileiro que oferece bolsas de estudos para programas acadêmicos de pós-graduação com ênfase em mestrado e doutorado. A Comissão Fulbright – Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – é um órgão binacional de assistência educacional que concede bolsas a estudantes universitários e professores para intercâmbio nos dois países.

O objetivo do programa é selecionar candidatos nas universidades brasileiras para trabalhar em aulas de Língua Portuguesa em universidades norte-americanas, estreitando as relações acadêmicas entre EUA e Brasil.

Os candidatos brasileiros interessados devem atender aos requisitos descritos no edital e preencher, até o dia 28 de setembro, o formulário de inscrição em linha na Internet, disponível na página da Comissão Fulbright. O formulário está totalmente redigido em lingua inglesa, e a ele deve ser anexada a documentação descrita no edital.

O processo seletivo do programa da CAPES e da Comissão Fulbright exige dos candidatos três cartas de referência escritas em inglês e realizará ainda testes de nível de proficiência de língua inglesa.

A seleção será desenvolvida em cinco etapas de caráter eliminatório, sendo elas a verificação da consistência documental, a análise de mérito, as entrevistas, a priorização das candidaturas e a reunião conjunta. A divulgação do resultado está prevista para dezembro de 2012. Após análise dos recursos, o resultado final será divulgado entre abril e maio de 2013.

Está prevista a concessão pelo programa de até 30 bolsas, com duração de nove meses, no ano acadêmico 2013-2014 da instituição anfitriã nos EUA (de agosto ou setembro de 2013 a maio ou junho de 2014). A bolsa inclui benefícios de moradia, alimentação, seguro-saúde e passagens aéreas de ida e volta.

A seleção do programa dará prioridade a candidatos com nenhuma ou pouca vivência nos EUA, a professores da rede pública de ensino e a ex-bolsistas de graduação do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação do Brasil.

• Mais informações:
– Pelo telefone da Comissão Fulbright em Brasília: (61) 3248-8603
– Pelos correios eletrônicos da CAPES e da Comissão Fulbright.

Descarregue aqui o edital da CAPES e da Comissão Fulbright para seleção de professor assistente de Língua Portuguesa nos Estados Unidos da América.

Veja mais informações sobre o programa do Professor Assistente de Português, aqui no sítio da CAPES, ligado ao Ministério da Educação do Brasil.

Consulte a página de Internet do programa no sítio da Comissão Fulbright.

(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: