Articles

Angola: “Promoção do Português deve ser tarefa de todos os países lusófonos”

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 3 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Do sítio África 21 Digital
1º. de julho de 2012

:::  Segundo analistas, a crise financeira internacional, em 2008, afetou a estratégia de promoção do idioma. Muitos apostavam em uma parceria entre Angola, Brasil e Portugal para financiar os custos da iniciativa.  :::

Ismael Gaspar Martins: “Todos os países lusófonos devem promover a Língua Portuguesa no mundo”.

Nova York – A decisão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de aumentar a presença do idioma em organizações internacionais deve ser uma tarefa de todos. Esta foi a afirmação do embaixador de Angola na Organização das Nações Unidas (ONU), Ismael Gaspar Martins. Angola é o país que atualmente exerce a presidência da CPLP.

Segundo analistas, a crise financeira internacional de 2008 afetou a estratégia de promoção do idioma. Muitos apostavam em uma parceria entre Angola, Brasil e Portugal para financiar os custos da iniciativa.

Mas para o embaixador angolano, a conta da promoção deve ser repartida entre todos os países lusófonos e não pode ficar apenas nas mãos de alguns.

“Não pode ficar só nas mãos de Brasil e Angola; terá de ficar nas mãos de todos. Eu acho, perfeitamente, possível aos vários países colocarem aqui os seus quadros de língua portuguesa e que possam ser membros do estafe das Nações Unidas, e que dentro das Nações Unidas possam trabalhar também em língua portuguesa.”

Segundo o embaixador de Angola, a presença do português tem crescido nas Nações Unidas e em outras organizações internacionais. Ismael Martins lembrou a celebração do primeiro Dia da Língua Portuguesa em maio na sede da ONU, e citou a atuação do idioma em algumas agências.

“A nível da própria UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], o português é uma das línguas oficiais. Aqui na Assembleia Geral, temos feito circular documentos com tradução para a língua portuguesa. Mas para além deste esforço, vai ser necessário um engajamento inclusive com meios financeiros.”

As línguas oficiais das Nações Unidas são o árabe, o chinês, o espanhol, o francês, o inglês e o russo. O português é falado como língua oficial em oito países que vão das Américas à Ásia.

.

Angola diz que promoção do português deve ser tarefa de todos.
Extraído do sítio África 21 Digital.
Publicado em: 1º. jul. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: