Articles

Semana da Cultura Brasileira e leitorado brasileiro na Universidade de Macau

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 2 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal Macau Daily Times – Macau, China
28 de junho de 2012

Será promovida em novembro a Semana da Cultura Brasileira na Universidade de Macau.
 


Para promover a Língua Portuguesa e a cultura brasileira, a Universidade de Macau recebeu 3 mil dólares do Governo da República Federativa do Brasil para a organização de atividades acadêmicas e promocionais.

A primeira Semana da Cultura Brasileira terá lugar na Universidade de Macau em novembro. Isto seguiu as decisões relevantes tomadas pelo Plano de Ação Conjunta para o período entre 2010 e 2014, assinado entre os governos do Brasil e da República Popular da China.

As atividades incluirão a inauguração de um posto de leitorado brasileiro na Universidade de Macau, doação de livros e cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade na tradução de famosas obras literárias brasileiras. O primeiro projeto de tradução será de um conto de Lima Barreto (1881-1922).

Leitorado brasileiro em Macau
Um processo de seleção será aberto para a vaga do leitorado. Márcia Schmaltz, professora leitora e coordenadora do Exame CELPE-Bras na Universidade de Macau, falou ao jornal Macau Daily Times: “Qualquer brasileiro com grau de mestrado pode participar do processo de seleção. O CAPES faz uma pré-seleção dos candidatos e envia a lista à Universidade de Macau, que fará aí a seleção do candidato.”

Márcia Schmaltz: “Queremos mostrar a diversidade cultural
do Brasil em Macau”.

O CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma agência ligada ao Ministério da Educação do Brasil que concede bolsas de estudo e avalia todos os cursos de pós-graduação com foco em mestrado e doutorado.

Os brasileiros residentes em Macau podem também concorrer, mas deverão enviar sua solicitação de inscrição a Brasília.

Durante a semana de atividades culturais brasileiras, serão feitas conferências sobre autores brasileiros e será oferecida uma oficina de música de percussão. “Queremos fazer algo que seja diferente do esquema normal de ‘samba, carnaval e futebol'”, explicou Márcia Schmaltz. “O Brasil tem essa imensa diversidade cultural. Queremos mostrar um outro aspecto dela, com foco talvez em uma região específica do Brasil.”

A professora leitora acha que é necessário que os estudantes aprendam mais sobre o Brasil, “que é também um importante parceiro de negócios para a China”. Em vista disso, Macau desempenha um papel importante. “E, dessa forma, alguns dos estudantes estarão aptos a entrar em contato com o Brasil mais tarde.”

A Universidade de Macau já firmou parcerias com a Universidade de São Paulo, com a Universidade Regional de Blumenau e com a Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras.

O Departamento de Português da Universidade de Macau é o maior departamento de Estudos Portugueses da Ásia. Sua equipe inclui falantes nativos de Língua Portuguesa, vindos de Portugal e do Brasil, além de chineses bilíngues.  :::

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

.
University of Macau promotes Brazilian cultural activities.
Extraído do jornal Macau Daily Times – Macau, China.
Publicado em: 28 jun. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: