Articles

Colóquio do IILP: “A Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais”

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 1 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e o Ministério das Relações Exteriores de Angola realizam, de 3 a 5 de julho, em Luanda, colóquio com o tema A Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais.

O encontro estará aberto a especialistas de linguística e de sociolinguística, terminólogos, tradutores, intérpretes, engenheiros informáticos e especialistas em história, relações internacionais, diplomacia, ciências políticas, direito, direito internacional público e filosofia.

Gilvan Müller de Oliveira, secretário executivo do IILP,
abrirá o Colóquio de Luanda.
 
 

O evento estará aberto a estudantes destas áreas, com predominância para os do 3º. e 4º. anos, das especialidades acima referidas.

O Colóquio de Luanda do IILP será transmitido em direto pela Internet, possibilitando o acompanhamento em linha e a participação nos debates, de forma a produzir o conteúdo da Carta de Luanda, documento oficial a ser divulgado no final do evento.

A Carta de Luanda aportará pautas para a II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial a ser realizado no início de 2013, em Lisboa, da qual decorrerá um Plano de Ação para a Política Linguística Comum da CPLP.

A abertura do evento contará com a presença do diretor executivo do IILP, professor Gilvan Müller de Oliveira, que participará também da divulgação da Carta de Luanda que encerrará o colóquio promovido pela entidade.

Também estará presente ao encontro na capital angolana o linguista francês Louis-Jean Calvet, doutor em linguística pela Sorbonne e professor da Universidade da Provença em Aix-en-Provence, um dos principais nomes dos estudos linguísticos da atualidade.

O linguista francês Louis-Jean Calvet também estará no
evento do IILP em Luanda.

Diversas conferências serão realizadas no evento sobre a presença e as perspectivas para a Língua Portuguesa nos organismos supranacionais e regionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia, o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Este será o quarto colóquio do IILP, de acordo com o Plano de Atividades do Diretor Executivo, que abarcaram as quatro áreas estratégicas definidas no Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção do Português de 2010.

Em setembro de 2011, o Colóquio de Maputo sobre A Diversidade Linguística na CPLP trouxe a problemática das outras 339 línguas não oficiais faladas nos países lusófonos. No mês de novembro, o Colóquio de Praia da IILP apresentou A Língua Portuguesa nas Diásporas. E o terceiro, ocorrido em abril deste ano, colocou em pauta A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital e realizou-se em Guaramiranga, no Estado do Ceará, Brasil.

.
• Colóquio do IILP – A Língua Portuguesa nas Organizações Internacionais
Luanda, Angola – de 3 a 5 de julho:
<http://www.centrofsd.org/coloquiomirex>

.

— Do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: