Articles

Fórum empresarial da CPLP em Luanda: Lusofonia e negócios

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Do portal SAPO e do jornal Sol – Lisboa, Portugal

“O Reforço da Cooperação Económica e Empresarial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”: este é o tema do Angola Business Forum – o Fórum de Negócios de Angola –, que decorre no próximo dia 6 de julho, em Luanda.

O encontro marca o final da presidência angolana da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), que organiza o evento, e o arranque da direção moçambicana da cúpula associativa de empresas do espaço lusófono.

“Será também uma oportunidade de networking [rede de contactos], onde os presentes irão certamente aumentar e consolidar sua carteira de contactos, não só com os empresários participantes como ainda com as diversas instituições e governantes que já confirmaram a sua presença”, revelou Francisco Viana, diretor executivo da CE-CPLP.

Francisco Viana: “O nosso objetivo é contribuir para o aumento das trocas comerciais
na Lusofonia”.
 

A conferência da CE-CPLP, órgão presidido por Albina Assis Africano no mandato de 2010 a 2012, vai juntar diversos membros do Governo angolano e dos países da comunidade, assim como líderes de algumas das suas empresas mais importantes e de associações empresariais nacionais.

Participarão também do evento empresários que, não sendo dos países de Língua Portuguesa, tenham interesse em desenvolver negócios com empresários da plataforma da Lusofonia: como é o caso, essencialmente, de empresários da China, Índia, Líbano, Espanha, França, Estados Unidos da América, Argentina, Marrocos e África do Sul.

Albina Assis Africano, que foi presidente da representação angolana na Expo Xangai de 2010, vai abrir a conferência ao lado do secretário executivo da CE-CPLP, Domigos Simões Pereira.

José Carlos Castro Paiva, presidente do BAI (Banco Africano de Investimentos), e Ernesto Baiardi, da construtora Odebrecht, são os “gestores residentes” do primeiro painel do evento, dedicado ao tema “A Internacionalização das Empresas da CPLP”, que conta ainda com uma apresentação de José Agnelo Cabral Sanches, do Grupo de Peritos da CPLP. Idalina Vicente, ministra do Comércio de Angola, preside ao painel, moderado por Hélder Vaz, diretor-geral da CPLP.

Governantes no encerramento
Abrahão Gourgel, ministro angolano da Economia, dirige o segundo painel – “O Processo de Internacionalização de África” –, que terá como moderador o presidente da Associação Industrial de Moçambique (AIMO), Carlos Simbine. Participam José Severino, presidente da Associação Industrial de Angola (AIA); Francisco Lemos Maria, PCA (presidente do Conselho de Administração) da Sonangol; e Francisco Murteira Nabo, ex-presidente da Galp Energia e atual presidente da ELO-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e Cooperação.

O evento também marca o fim da gestão de Albina Assis Africano na presidência da CE-CPLP.

Após o almoço, a presidente da ANIP (Agência Nacional de Investimento Privado, de Angola), Maria Luísa Abrantes, modera o debate – aberto pelo ministro da Economia português, Álvaro Santos Pereira – sobre “Estratégias de Integração em Mercados Emergentes”. Rogério Manuel, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), e um dirigente da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (Aebran) farão apresentações.

O encerramento será feito em uma sessão presidida por membros dos Governos da CPLP e por Albina Assis Africano. Para além da leitura das conclusões e recomendações do evento, será assinado um convénio para o Conselho Económico e Empresarial da CPLP e apresentado o projeto World Trade Center/Fórum da Lusofonia. Por fim, vai tomar posse a presidência moçambicana da CE-CPLP, em sessão que será encerrada por um membro a designar do Governo de Angola.

 

“O nosso objetivo, na qualidade de Confederação Empresarial da CPLP, é contribuir para o aumento das trocas comerciais e dos investimentos, neste quadro de cooperação empresarial dentro da própria comunidade da Lusofonia”, esclareceu Francisco Viana.

A CE-CPLP nasceu em dezembro de 2009 em Bissau, e visa dar projeção e uma voz única às empresas do espaço lusófono na cena internacional.

• Angola Business Forum
<http://www.angolabusinessforum.com>.

• Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CE-CPLP:
<http://www.cecplp.org/>.

.
— Extraído do jornal Sol (Lisboa, Portugal) e do portal SAPO —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: