Articles

EUA: doações ao programa de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Extraído do jornal South Coast Today – Rhode Island, EUA.
21 de junho de 2012

O câmpus da Universidade de Massachusetts em Dartmouth concederá bolsas de estudos a estudantes de cursos de Língua Portuguesa.

O Programa de Verão em Português do câmpus de Dartmouth da Universidade de Massachusetts, agora em seu 19º. ano, recebeu uma doação de 8 mil dólares da Fundação Luso-Americana de Lisboa para ser usada em bolsas de estudos, assim como em conferências e em outras atividades culturais.

Entre os contemplados pelas bolsas de estudos deste ano, estão estudantes do Massachusetts e de outros Estados e estudantes internacionais de vários países, incluindo Índia e China. O Centro de Estudos Índicos e o Escritório de Programas Internacionais da Universidade de Massachusetts em Dartmouth também ofereceram mais 3 mil dólares em doações parelhas.

Para o professor Christopher Larkosh,
o curso dará aos estudantes acesso
à cultura da Lusofonia.

“Estes fundos nos permitirão a patrocinar mais estudantes não somente para aprenderem a Língua Portuguesa em um contexto global, mas também para experimentarem a cultura única luso-americana e as dos outros países lusófonos em nossa região. Também permitem-nos atuar em um papel mais visível nessa cultura, especialmente através dos muitos eventos que organizamos e aos quais o público está sempre convidado”, disse em declaração o professor Christopher Larkosh, diretor do programa.

O programa de verão também recebeu fundos do Instituto Camões — instituição portuguesa que promove o ensino da Língua Portuguesa no mundo — para uma Série de Filmes Portugueses e Lusófonos, que incluirá uma exibição dos filmes e uma sessão de perguntas e respostas com o cineasta português de renome internacional Sérgio Tréfaut.

Como em anos anteriores, o programa de verão oferecerá cursos nos Níveis Iniciante, Intermediário e Avançado, bem como cursos que destacam as culturas do mundo de língua portuguesa. As atividades abertas ao público incluem conferências de Estudos Lusófonos, séries de filmes e uma demonstração musical para o Dia da Independência de Cabo Verde — 5 de julho.

.

• Mais informações estão disponíveis em contacto com o Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts:
<www.portstudies.umassd.edu/verao>.
• Correio eletrónico sobre o programa: <verao@umassd.edu>.

.

(Tradução de Ronaldo Santos Soares.)

UMass Portuguese program receives grant.
Extraído do jornal South Coast Today – seção News.
Rhode Island, Estados Unidos da América.
<http://www.southcoasttoday.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20120621/PUB03/206210371&gt;.
Publicado em: 21 jun. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: