Articles

Congresso Internacional de Educação no Brasil em Porto Seguro, na Bahia

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Entre os dias 25 e 27 de junho, será realizado o Congresso Internacional de Educação no Brasil (CIDEB), em Porto Seguro, no extremo sul do Estado da Bahia.

O tema do evento de pedagogia será Educação e Tecnologia: Novos Desafios para um Novo Educador.

Com mais de 40 atividades acadêmicas voltadas ao ensino, haverá apresentação de palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. Estarão presentes, entre os palestrantes: Vasco Moretto, consultor educacional com mestrado em ciências pela Universidade Laval, de Quebec (Canadá); Max Haetinger, diretor do Instituto Criar de Porto Alegre e especialista em ensino à distância; e Nildo Ferreira, presidente da Escola Superior Aberta do Brasil.

De Portugal, virá ao evento o conceituado educador José Pacheco, diretor da Escola da Ponte, de Vila das Aves (distrito do Porto), e autor de diversos livros sobre pedagogia. E também António José Rocha da Silva, pró-reitor para o Desenvolvimento e Internacionalização, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na abertura do evento, uma palestra com o dr. Içami Tiba, psiquiatra da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, denominada “Ensinar aprendendo: os desafios do professor de alta performance“.

Do lado externo do pavilhão de convenções, haverá a Feira Mundo EDU, uma exposição de negócios com estandes de produtos e serviços ligados ao ensino e à gestão escolar.

O Congresso Internacional de Educação no Brasil é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia. Será realizado no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, a 10 quilômetros a oeste de Porto Seguro.

O congresso será na cidade de Porto Seguro – importante para a história da Lusofonia –, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento (à esq.).

.

Porto Seguro: a cidade do “descobrimento” do Brasil
A região de Porto Seguro é de importância histórica para o Brasil e para o mundo de língua portuguesa, pois foi perto dali que a esquadra de Pedro Álvares Cabral a caminho da Índia fez o “descobrimento” oficial do território brasileiro por Portugal em abril de 1500.

Nessa mesma ocasião, Porto Seguro aparece citada como local de escrita da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei D. Manuel I, que comunica a “descoberta da terra nova” do Brasil.

.
• Congresso Internacional de Educação no Brasil
Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento
Rodovia BR-367, km 10 – Porto Seguro, Bahia, Brasil.
<www.cideb.com.br>

(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: