Articles

Jorge Amado será homenageado em Madri com publicação de textos inéditos

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência EFE e da Academia Brasileira de Letras
16 de junho de 2012

Jorge Amado terá textos inéditos publicados em uma revista espanhola.

Jorge Amado (1912-2001), o mais universal dos escritores brasileiros, de quem se comemora este ano o centenário de seu nascimento, será o grande protagonista da próxima edição da revista cultural espanhola Turia – da região aragonesa de Teruel (centro-leste da Espanha).

A publicação lhe prestará uma homenagem em Madri no próximo dia 19 no Instituto Cervantes, onde serão conhecidos textos inéditos.

A apresentação desta homenagem será feita pela presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado.

A publicação Turia, com os textos de Jorge Amado, conterá ao todo 16 textos de autores diversos para conhecimento do público espanhol, como Clarice Lispector, João Ubaldo Ribeiro, Alberto da Costa e Silva, Eduardo Portella, Myriam Fraga, João Almino, César Antonio Molina, Basílio Lousada, Juan Manuel Bonet e Ana Maria Machado.

Para o professor Antonio Maura, o escritor baiano moldou a “imagem sensual do Brasil” na literatura. (Foto: EFE)

.

O professor e escritor espanhol Antonio Maura, sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, é o coordenador do dossiê e autor do artigo de introdução da revista Turia sobre o escritor baiano. Ele declara que Jorge Amado, por décadas, não foi só “uma referência da literatura brasileira, mas também o responsável pela imagem de seu país que tiveram muitos de seus leitores, não somente brasileiros: uma terra mulata, alegre, sensual, luminosa e cálida.”

Jorge Amado, traduzido para cerca de 50 línguas, foi o escritor brasileiro mais lido e mais difundido de sua geração e de gerações anteriores.

.

O número especial de Turia contará com o patrocínio da embaixada do Brasil em Madri e da Fundação Cultural Hispano-Brasileira. A revista quadrimestral é publicada pelo Conselho Municipal de Teruel, pela Deputação Provincial de Teruel – órgão executivo da província – e pelo Governo Regional de Aragão.

Esta é a terceira homenagem que Jorge Amado recebe na Europa por sua obra: a primeira ocorreu em Paris, durante o Salão do Livro, entre 16 e 19 de março, com a Jornada Jorge Amado, promovida pela Academia Brasileira de Letras e pela Universidade Sorbonne – da qual o autor foi doutor honoris causa. E a segunda homenagem, no começo deste mês, ocorreu em Londres, na Biblioteca Britânica.

.

Ana Maria Machado visitará a Casa do Brasil em Madri e a Real Academia Espanhola.

Eventos da Academia Brasileira de Letras na Espanha
No dia seguinte, 20 de junho, Ana Maria Machado visitará a Casa do Brasil em Madri e participará da conferência Conversa sobre Jorge Amado juntamente com o professor Antonio Maura.

E no dia 23, a presidente da Academia Brasileira de Letras visitará a Real Academia Espanhola – instituição que tem como objetivo preservar a unidade da língua espanhola no mundo e que em 2013 celebrará o terceiro centenário de fundação.

.
— Extraído da Agência EFE e da Academia Brasileira de Letras —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: