Articles

XXII Encontro das Universidades de Língua Portuguesa em Maputo

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 16 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

O encontro anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) reúne representantes das universidades dos oito países-membros da CPLP – a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – mais as da Região Administrativa Especial de Macau, na China.

.

O objetivo do evento é promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior no seio da Lusofonia, através do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, bem como discutir novos rumos para o desenvolvimento do ensino superior.

Este ano, na capital de Moçambique, entre os dias 18 e 20 de junho, o evento da AULP, em sua 22ª. edição, tem como tema “Ensino Superior e Investigação Científica no Espaço da CPLP”. A abordagem será por quatro subtemas: Acreditação e Qualidade; Pós-Graduação; Mobilidade; e Internacionalização.

Paralelamente ao encontro, haverá outras atividades, como a reedição da obra de Os Macondes de Moçambique, um conjunto de quatro volumes de autoria de Jorge Dias, Margot Dias e Manuel Viegas Guerreiro. A obra, que reúne mais de 1.160 páginas, foi editada há mais de 40 anos pela antiga Junta de Investigações do Ultramar – órgão que antecedeu o atual Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), de Portugal.

Haverá ainda o lançamento do número da Revista Internacional em Língua Portuguesa, publicada pela AULP, com o tema “Migrações”. Fazem parte do evento a realização da mostra cultural Máscaras e Emoções e, também, a Assembleia Geral da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (Assesca-PLP).

Passará ainda por Maputo a mostra itinerante Viagens e Missões Científicas nos Trópicos: 1883-2010, do IICT. Trata-se de uma apresentação das expedições científicas portuguesas e das coleções de estudo que fazem parte do acervo do IICT. E ainda, o evento promove uma reflexão interdisciplinar sobre os caminhos a se fazer para que sejam cumpridos os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio nos países da CPLP.

Armando Guebuza, presidente de Moçambique, e os professores José Veiga Simão e Orlando Quilambo.

O Encontro da AULP terminará, no dia 20 de junho, com uma sessão comemorativa dos 50 anos de ensino universitário em Moçambique, que será comandada pelo Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, e que contará com a presença do professor Orlando Quilambo, reitor da Universidade Eduardo Mondlane, e do professor José Veiga Simão, primeiro reitor da mesma universidade, a mais antiga do país.

O programa do XXII Encontro da AULP em Maputo pode ser descarregado aqui.

• Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano
Av. da Marginal, 4.441 – Maputo, Moçambique.

• Associação das Universidades de Língua Portuguesa:
<http://www.aulp.org&gt;

.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: