Articles

Luso 2012 – Encontro Anual de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido

In O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

A sexta edição do Encontro Anual de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido – Luso 2012 – tem como seu principal tema Potenciar Portugal. O encontro, no dia 16 de junho, terá lugar na Senate House, espaço com capacidade para 400 pessoas e que faz parte da Universidade de Londres.

O propósito do evento na Inglaterra é encorajar abertura para diálogos e interações nas áreas da ciência, da tecnologia, das artes, do empreendedo-rismo e da inovação, com vistas a ampliar a amostragem das habilidades e compe-tências dos pesquisadores portugueses que vivem e trabalham no Reino Unido.

No encontro, diversos palestrantes portugueses e britânicos darão uma mostra das potencialidades de Portugal no atual contexto global. E será um canal a mais para estabelecer contactos entre os cientistas dos dois países e os estudantes da comunidade portuguesa no Reino Unido.

O evento dedicado à pesquisa científica portuguesa no Reino Unido terá lugar no edifício da Senate House, da Universidade de Londres.

Haverá um fórum de rede de contactos com estandes de associações portuguesas no Reino Unido, empresas portuguesas e britânicas, instituições e fundações de fomento à pesquisa – para estreitar a comunicação sobre a qualidade da pesquisa e inovação de origem portuguesa.

Entre os convidados confirmados, encontram-se:

• Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência de Portugal • Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal • Sir Tim Hunt, Prémio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2001 • João Magueijo, professor de física teórica no Imperial College London • Carlos Caldas professor de medicina do cancro na Universidade de Cambridge • Maria do Carmo Fonseca, diretora do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa • José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e da British Antarctic Survey • António Câmara, presidente executivo da YDreams • Miguel Castro Coelho, economista e ex-conselheiro político no Reino Unido • José Rodrigues dos Santos, jornalista da RTP • João de Vallera, embaixador de Portugal em Londres.

O evento terá duração das 9 horas até as 18 horas e meia. Depois, haverá jantar em um cruzeiro navegando sobre o rio Tâmisa.

*          *          *

O Luso 2012 é organizado por uma comissão de investigadores e estudantes de doutoramento que são membros do PARSUK – sigla em inglês para Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores no Reino Unido. O evento acadêmico na Universidade de Londres conta com o patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio da embaixada de Portugal no Reino Unido, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, da Caixa Geral de Depósitos e da Câmara Portuguesa de Comércio no Reino Unido.

• Sítio oficial do Luso 2012
Senate House – Londres, Reino Unido:
<http://2012.luso.org.uk/pt/&gt;.

.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: