Articles

Manifesto pela divulgação da ciência em Português e em Espanhol

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 13 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: ,

— Um grupo de investigadores protesta contra a “ditadura” da língua inglesa na produção científica —
Paula Torres de Carvalho
Do jornal Público – Lisboa, Portugal

O manifesto lança crítica ao uso exclusivo da língua inglesa na divulgação de artigos científicos.

Publicar investigações de âmbito científico apenas ou sobretudo em inglês é um ato de “visão curta”, “parcial” e “discrimina-tório”, considera um grupo de investiga-dores portugueses, espanhóis, brasileiros e argentinos, autores do manifesto Pela Universalidade da Divulgação da Produção Científica, que está a circular na Internet.

Estes investigadores notam que a grande maioria das regiões do mundo, nomeada-mente os países emergentes que “serão, provavelmente, os líderes de amanhã, estão no Hemisfério Sul e a leste”.

E consideram que a decisão de publicar principalmente em língua inglesa é “parcial”, já que “contempla uma língua, uma cultura, assumindo que essa é a cultura e língua de referência, o que a história mostra não ser verdade”. É ainda “discriminatório” porque “foca a investigação e os interesses dos países ricos, que têm problemas e interesses específicos que em pouco coincidem com os dos restantes países”.

Cientistas querem mais divulgação da pesquisa científica em Língua Portuguesa.

O principal problema não é, contudo, escrever em inglês, sublinham, mas a “obrigação de publicar em revistas científicas de poderosas empresas anglo-saxónicas”. Pior ainda, acrescentam, é o facto de existir uma “pressão dos investigadores e cientistas e dos organismos científicos/políticos/burocráticos nacionais de países não anglo-saxónicos para publicar nessas revistas”.

Para que a situação possa mudar, os investigadores fazem um conjunto de propostas aos investiga-dores, principalmente da Península Ibérica e da América Latina, tendo em vista a “universalização da divulgação científica”. Entre estas, destacam a importância de reconhecer a possibilidade de escrever textos científicos de qualidade na língua materna desses países.

O impacto da produção científica deve ser avaliado na sociedade onde ela é realizada, em primeiro lugar, e noutras sociedades, depois, no entender destes investigadores. E, na sua opinião, “pelo menos 30% das publicações apresentadas por um investigador devem ser escritas na língua nacional”.

A nomeação de um provedor científico por organizações científicas de topo, a quem os autores poderiam recorrer quando considerarem que os procedimentos editoriais das revistas científicas não forem “adequados”, é outra das propostas dos investigadores.

José Luís Pais-Ribeiro é professor de psicologia da Universidade do Porto. (Foto: Público)

Este manifesto é assinado por José Luís Pais-Ribeiro, professor de psicologia da Universidade do Porto; António Martins da Silva, médico neurologista e professor do Instituto Abel Salazar; Silvia Kochen, neurologista e professora na Universidade de Buenos Aires; Marleide da Mota Gomes, professora de neurologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; António Valia-Bueno, professor de psiquiatria na Universidade Autónoma de Madri; e Manuel Silvério Marques, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

.

CARVALHO, Paula Torres de. A favor da ciência em português e espanhol.
Do jornal Público – Lisboa, Portugal.
Publicado em: 28 maio 2012.

O livro Pela Universalidade da Divulgação da Produção Científica está na loja do sítio da Placebo Editora (Portugal). Clique aqui para acessá-lo.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: