Articles

CPLP estuda em Luanda equivalência de diplomas de Ensino Superior

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , ,

Adelina Inácio
Jornal de Angola – Luanda, Angola
12 de junho de 2012

Cândida Teixeira, ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Angola.
(Foto: Jornal de Angola)

A ministra angolana do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia defendeu ontem, em Luanda, o aumento da cooperação entre instituições responsáveis pelo reconhecimento de graus académicos no espaço dos oito países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Cândida Teixeira, que falava na abertura de uma reunião de peritos da CPLP, sugeriu maior interação entre as instituições de Ensino Superior, institutos e centros de investigação científica dos países-membros, e a participação em financiamento de projetos conjuntos sob orientação do secretariado do centro para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Os ministros do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP concertam hoje, em Luanda, posições para a definição de instrumentos específicos para o desenvolvimento desses sectores nos países-membros.

Os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste vão ainda debater assuntos relacionados com o reforço da cooperação dos sectores que dirigem e avaliar o grau de cumprimento das políticas de Ciência e Tecnologia dos países-membros. Cândida Teixeira pediu ainda aos peritos para avaliarem o nível de participação dos países-membros no Centro de Excelência em Ciências Básicas de Nível II, para a formação avançada de cientistas de países de língua portuguesa, recentemente criado sob a égide da UNESCO.

A ministra angolana do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia sugeriu uma reflexão sobre o desenvolvimento de parcerias que visam o estreitamento de relações para o conhecimento e troca de informações relativas às políticas de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia e Inovação na comunidade.

Centro de Excelência da UNESCO


A reunião que ontem terminou analisou a proposta de criação de um plano estratégico de cooperação para o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP, o estado de cooperação entre as entidades responsáveis pela avaliação e acreditação de instituições, cursos de Ensino Superior e reconhecimento de diplomas em cada país-membro.

Os especialistas analisaram ainda a criação em Angola do Centro de Excelência em Ciências Básicas de Nível II, sob a égide da UNESCO, para a formação académica superior na África Subsaariana. Os peritos analisaram também as áreas de cooperação intracomunitária, como as alterações climáticas e a observação da Terra, agricultura e segurança alimentar, ciências biológicas, saúde e energias renováveis.

.

— Extraído do Jornal de Angola (Luanda) —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: