Articles

Tunísia quer ensino de Língua Portuguesa nas escolas secundárias

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 11 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Do sítio da TV Ciência, do IICT (Portugal)
8 de junho de 2012

.

A Língua Portuguesa pode, em breve, fazer parte dos programas de ensino das escolas secundárias tunisianas, estando já em curso o estudo de intercâmbio de professores entre Portugal e a Tunísia.

Portugal e Tunísia estão já a trabalhar para a introdução e desenvolvimento do ensino do português nas escolas tunisianas, bem como no reforço da cooperação nos domínios do ensino superior e da ciência.

O Embaixador da Tunísia em Portugal, Youssef Louzir, em reunião com Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, manifestou “o interesse tunisiano em conhecer melhor a área da educação em Portugal e a intenção de reforçar o investimento nas relações bilaterais, tanto no ensino básico e secundário como na investigação científica e no ensino superior”, indicou em nota à imprensa o Gabinete do Ministério da Educação e Ciência (MEC).

O ministro da Educação da Tunísia, Abdellatif Abid, sublinhou, em entrevista a um órgão de comunicação social tunisiano, a importância e utilidade da Língua Portuguesa, tendo anunciado a intenção de introduzir em breve a disciplina nas escolas secundárias do país.

Na área do ensino superior e investigação científica, a Tunísia tem também vindo a manifestar grande interesse no reforço da cooperação em áreas como as tecnologias, as engenharias e as nanotecnologias. E neste sentido, os dois países já acordaram o reforço das ligações entre as universidades, indica o Gabinete do MEC.

No âmbito de projetos comuns de investigação entre Portugal e Tunísia, encontra-se aberto um concurso para o intercâmbio de investigadores, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal, e pelo Ministério do Ensino Superior, da Investigação Científica e da Tecnologia, da Tunisia, até 30 de junho de 2012.

Portugal e Tunísia possuem atualmente já em curso acordos de cooperação económica com destaque para os setores das energias renováveis, do turismo, da indústria elétrica e mecânica, de têxteis, vestuário e calçado, bem como protocolos de cooperação nas áreas cultural, científica e tecnológica.

Está previsto para o final de 2012 um encontro entre o primeiro-ministro da República Portuguesa, Pedro Passos Coelho, e o primeiro-ministro da Tunísia, Hamad Jebali. Um encontro ao qual não será alheia a presença de cerca de 45 empresas portuguesas a operar na Tunísia em diversas áreas, como o turismo, a construção civil, o vestuário ou a indústria agroalimentar.

do sítio da TV Ciência – seção Notícias.
do Instituto de Investigação Científica Tropical – IICT
Lisboa, Portugal.
Publicado em: 8 jun. 2012.

.

• Centro de Língua Portuguesa, do Instituto Camões, em Túnis:
Université de la Manouba
Faculté des Lettres, des Arts et des Humanités
Sidi Amor – 2010 Manouba – Túnis, Tunísia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: