Articles

Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da SADC em Luanda

In Lusofonia e Diversidade on 11 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: ,

A Cimeira da SADC reuniu em Luanda os Chefes de Estado e de Governo dos países do Sul da África.

A capital angolana acolheu, nos dias 31 de maio e 1º. de junho, a Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A anteceder a este evento, os ministros dos Estados-membros reuniram-se no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda Sul, com o objetivo de aprofundar a informação sobre a agenda a ser discutida durante a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC.

Houve discussões na cimeira quanto à abordagem do plano diretor de desenvolvimento das infraestruturas no Sul da África e à informação sobre a constituição do fundo de desenvolvimento da organização.

No evento, foram realizadas reuniões do Conselho de Ministros da SADC e do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, mediadas pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos – que também é presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

A crise política do Madagáscar – cujo governo de facto, que ascendeu ao poder por um golpe de estado em 2009, não marcou ainda data para eleições presidenciais multipartidárias – e o relatório da “troika”, formada por Angola, Moçambique e Namíbia, sobre a campanha da SADC à presidência da Comissão da União Africana, também estiveram na mesa de discussões.

No final do evento, fez-se um balanço da situação política no sul do continente africano e do processo de integração económica regional, numa visão a longo prazo. Houve acerto de posições da SADC para a próxima Cimeira da União Africana, com local e data a serem definidos.

*        *       *

Integram a SADC: Angola, África do Sul, Botsuana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malauí, Suazilândia, Lesoto, Zimbábue, Moçambique e Zâmbia. Madagáscar está suspenso da comunidade desde o golpe de estado de 2009 que provocou a ruptura da ordem constitucional daquele país.

Angola exerce a presidência rotativa da SADC desde agosto de 2011.

A sede da SADC localiza-se em Gaborone, capital do Botsuana, e o português é uma das línguas oficiais, ao lado do inglês e do francês. O atual secretário-geral da organização é o moçambicano Tomás Salomão, no cargo desde 2005.

.

— Extraído das Agências Lusa e AngolaPress —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: