Articles

Cabo Verde quer promover Língua Portuguesa nos Parlamentos da África

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 9 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Rádio ONU – Nova York
1º. de junho de 2012

Realizou-se em Istambul, na Turquia, em maio, a 5ª. Conferência Interparlamentar sobre População e Desenvolvimento, que contou com a presença de parlamentares do mundo lusófono.

José Sanches defende maior integração entre os PALOPs nas questões do continente africano.

Cabo Verde quer contribuir para ter o português como língua oficial na rede de parlamentares de todo o mundo, disse o deputado da Assembleia Nacional, José Sanches.

O parlamentar falou à Rádio ONU após regressar da V Conferência Interparlamentar sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada nos dias 24 e 25 de maio em Istambul, na Turquia.

A CIPD foi promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas e pelo Fórum Parlamentar Europeu para a População e Desenvolvimento.

.

José Sanches referiu-se aos planos de divulgação da língua, surgidos após concertações tidas na sua primeira participação no encontro, ao lado de representantes de Portugal e de Moçambique.

“Começar a fazer os primeiros contatos com países dos PALOPs [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] – sobretudo, incentivar os outros países, neste caso, a Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola, no sentido de [que os parlamentares desses países venham] participar para que a língua portuguesa possa vir a fazer parte, também, dos meios de comunicação no Fórum Interparlamentar.”

De acordo com José Sanches, a intenção é ter Cabo Verde na liderança de um movimento que inspire deputados dos PALOPs a abordar questões sobre o continente e o idioma.

Um plano de ação foi aprovado pela CIPD para além de 2014, com vista a reduzir a taxa de mortalidade materna em todo o mundo.

Apesar dos grandes avanços do seu país, o parlamentar cabo-verdiano quer mais trabalho dos PALOPs com vista ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015, com um maior realce em questões sobre a saúde reprodutiva.

*      *      *

Ouça a entrevista com o deputado da Assembleia Nacional cabo-verdiana José Sanches no sítio da Rádio ONU.

Rádio ONU – Organização das Nações Unidas.
1º de junho de 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: