Articles

Jorge Amado homenageado na Biblioteca Britânica em Londres

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 8 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Jorge Amado será homenageado em evento da Biblioteca Britânica de Londres.

Nesta sexta-feira, em Londres, dia 8 de junho, realiza-se a conferência O Mundo de Jorge Amado/Jorge Amado e o Mundo, um dos muitos eventos em homenagem ao centenário do escritor brasileiro de maior reconhecimento internacional.

O evento acadêmico coloca em destaque como o autor incluiu em seus romances e obras as relações de raças e de gênero, a identidade nacional brasileira e da Bahia, além da cultura afro-brasileira. Especialistas em literatura brasileira também farão menções aos contatos de Jorge Amado com o mundo lusófono e ao legado que suas obras deixaram para a atual literatura brasileira.

A curadora da conferência da Biblioteca Britânica, Elizabeth Cooper, declara: “Jorge Amado, que morreu em 2001, é considerado o melhor escritor do Brasil, e estamos bastante felizes de ter quase todas as primeiras edições de sua obra, assim como as raras edições limitadas. Aguardamos muito por uma reunião de astros para um dia animado de discussões e debates em 8 de junho, para o qual será uma celebração fantástica de sua vida.”

Participam da conferência o professor Roberto DaMatta, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e os membros da Academia Brasileira de Letras, Alberto da Costa e Silva e Ana Maria Machado, além do consagrado escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.

O evento conta com a presença do historiador e brasilianista britânico Kenneth Maxwell, da Universidade de Harvard (EUA).

A conferência O Mundo de Jorge Amado/Jorge Amado e o Mundo é promovida pela Biblioteca Britânica, pela Embaixada do Brasil no Reino Unido, pela Academia Brasileira de Letras, pelo Instituto para o Estudo das Américas (da Universidade de Londres) e pelo Instituto Brasil (do King’s College de Londres).

• A programação do evento está neste sítio da Biblioteca Britânica de Londres:
<http://www.bl.uk/whatson/jorgeamado_conference_june8th.pdf&gt;.

.
Do sítio de informes à imprensa da Biblioteca Britânica
Londres, Reino Unido:
<http://pressandpolicy.bl.uk/Press-Releases/The-British-Library-marks-the-centenary-of-Brazil-s-most-famous-writer-Jorge-Amado-599.aspx&gt;.
Publicado em: 21 maio 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: