Articles

EUA: “A Língua Portuguesa é a pátria de milhões”

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 7 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Sílvia Oliveira
professora-assistente de Estudos Portugueses do Rhode Island College (EUA).
Extraído do jornal South Coast Today – Rhode Island, EUA.
6 de junho de 2012

Desenho de Fernando Pessoa, por Almada-Negreiros.

O renomado poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) escreveu uma vez: “A minha pátria é a língua portuguesa”. Seu sentimento fala da relação poderosa entre língua e identidade cultural, independente de quantas línguas alguém fala ou de onde vivemos nesta Terra.

Pessoa foi educado em Durban, África do Sul, e era um poeta poliglota que escreveu, como ele dizia, de “pessoas múltiplas”. No fim da adolescência, Pessoa mudou-se de volta a Lisboa e fez a vida como correspondente comercial.

Embora sua forma artística de expressão fosse primeiramente em português, seu espaço criativo foi infundido com uma referência transcultural de identidades. Reconhecer Fernando Pessoa com uma autonomia de linguagem em relação a lugar e a opiniões políticas foi mais como um efeito de sua experiência como emigrante multilíngue.

.

O desassossego geográfico tem sido um traço característico do povo português por séculos e a língua portuguesa está agora embutida com um mundo de influências e de encantos. Quando um brasileiro, um timorense, um português ou um moçambicano cruzam caminhos, eles irão inevitavelmente comunicar-se na língua que mais intimamente partilham.

Língua Portuguesa: a “ilustre filha do Latim” é ainda hoje uma língua de influência mundial.

O português no mundo (e nos EUA)
Aproximadamente 240 milhões de pessoas, em oito nações soberanas de quatro continentes diferentes e nas diásporas, falam português como sua língua nativa ou oficial. De acordo com o Observatório da Língua Portuguesa, o português é a língua mais amplamente falada no Hemisfério Sul, que se compõe de 217 milhões de falantes nativos. O português tem o quarto maior número de falantes nativos no mundo e é a terceira língua europeia mais falada, e também a quinta língua mais usada na Internet.

O português é uma das línguas oficiais das Nações Unidas e do Parlamento Europeu. Aproximadamente 10 milhões de pessoas das oito diferentes nações lusofalantes vivem em países que não são sua terra natal. Cidadãos portugueses imigravam para os Estados Unidos desde o início dos anos de 1800 e estabeleceram-se primeiramente nas costas leste e oeste da América do Norte.

Rhode Island, o mais lusófono estado norte-americano


   Brasão do Estado de Rhode Island (EUA).

Após a erupção do Vulcão dos Capelinhos em 1958, na ilha açoriana do Faial, o Congresso dos EUA concedeu quotas especiais de imigração a cidadãos portugueses. Devido aos esforços da comunidade luso-americana, dos senadores John O. Pastore e John F. Kennedy e do representante Joseph Perry Jr., o Estado de Rhode Island acomoda a maior população per capita de ascendência portuguesa dos Estados Unidos.

O Levantamento de Dados das Comunidades de 2010, do Escritório do Censo dos EUA, regista que um pouco mais que 10% da população de Rhode Island tem ascendência portuguesa. Aproximadamente 31.000 pessoas no estado falam português em casa e sustentam mais de 60 clubes e agremiações portuguesas e cinco escolas de português.

A maior população per capita de ascendência portuguesa dos EUA encontra-se no Estado de Rhode Island. (Foto: IPLWS-Rhode Island College)

Embora perto de um milhão de meio de cidadãos norte-americanos tenham declarado ascendência portuguesa, estudos recentes mostram que as gerações mais jovens podem estar a perder suas ligações linguísticas com seus antepessados. De acordo com a drª. Dulce Soares Scott, pesquisadora filiada ao Instituto de Estudos Portugueses e do Mundo Lusófono, do Rhode Island College, um levantamento de 2010-2011 de portugueses dos Estados Unidos e Canadá revelou que apenas 9% dos netos de imigrantes portugueses falavam português fluentemente.

O português cresce nas universidades

Cresceu nos últimos anos a demanda por estudos de português nas universidades dos EUA.

Contudo, um registo da MLA (sigla em inglês de Associação de Línguas Modernas dos EUA), de matrículas em cursos de Língua Portuguesa nas faculdades e universidades norte-americanas, já mostra um crescimento de número: de 1.017 em 1960 a 11.371 em 2009 – uma porcentagem de crescimento maior do que de qualquer outra língua ensinada em instituições de ensino superior dos EUA. E o mais importante, as estatísticas mostram que os estudantes precisam seguir além dos níveis básico e médio de instrução da língua se quiserem estar plenamente preparadas para as necessidades dos mercados locais e internacionais e para o desenvolvimento da geocultura global.

A Cimeira das Línguas de Rhode Island (Rhode Island Language Summit), evento realizado em Providence – capital do Estado – em dezembro último, instou pelo desenvolvimento de uma força de trabalho com proficiência linguística e cultural avançada em português e em várias outras línguas. Esses líderes de negócios, dos poderes públicos e da área educacional estão avidamente conscientes – como aqueles que obtiveram alta proficiência em uma língua segunda – de que há vantagens significativas profissionais e pessoais em obter conhecimento transcultural e habilidade multilíngue na economia do mundo de hoje.

Muitos falantes não descendentes foram atraídos ao português porque a sintaxe e a fonética abrangente da língua portuguesa permite aprender mais rápido e mais facilmente outras línguas românicas. Ninguém duvida de que o português tem atrativos globais e de que muitos hoje clamam: “A minha pátria é a língua portuguesa!”

(Traduzido por Ronaldo Santos Soares.)

.

OLIVEIRA, Sílvia. Guest View: Portuguese language is “homeland” for millions.
Extraído do jornal South Coast Today – seção Opinion.
Rhode Island, Estados Unidos da América.
<http://www.southcoasttoday.com/apps/pbcs.dll/article?AID=/20120606/OPINION/206060312&gt;.
Publicado em: 6 jun. 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: