Articles

Brasil: II Congresso do Empreendedor Lusófono em Vitória

In O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

Ocorreu, entre os dias 30 de maio e 1º. de junho, o II Congresso do Empreendedor Lusófono, no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo.

A edição deste ano do evento, que contou com a presença de 1,5 mil visitantes, foi organizada pelo Centro da Indústria Jovem do Espírito Santo (Cindes Jovem) e pela Federação Capixaba de Jovens Empreendedores.

Estiveram presentes também no congresso missões empresariais dos países lusófonos e, inclusive, dos Estados Unidos, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

 Evento de abertura do II Congresso do Empreendedor Lusófono em Vitória.

O congresso reuniu jovens empreendedores e jovens empresários para divulgar e discutir a cultura do empreendedorismo, além de fomentar negócios entre si, aproveitando o momento de expansão econômica dos países de língua portuguesa, como Brasil e Angola.

“Vale destacar que projetar cultura é projetar poder, e o português é a quinta língua mais falada no mundo. São 300 milhões de pessoas inseridas nesta comunicação”, sublinhou o cientista político José Luiz Niemeyer, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais.

No evento, foi dado realce ao cenário de expansão dos negócios no Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul), que reúne as principais economias da América do Sul.

Um estudo do Centro Internacional de Negócios, da Federação das Indústrias do Espírito Santo, também foi realizado para destacar o potencial de negócios desse estado e do Brasil nesse encontro.

“Os principais setores são os de vestuário, indústria moveleira, Tecnologias da Informação, alimentos e bebidas e indústria de base”, disse Thiago Lacourt, presidente do Cindes Jovem.

No último dia do evento, ocorreu o Encontro Empresarial com seis mesas para exposição de negócios setoriais e troca de contatos, com duração de três horas.

O Congresso do Empreendedor Lusófono em 2011

Cavaco Silva: “O Congresso é fundamental para nossos países no mundo globalizado.”

O I Congresso do Empreendedor Lusófono foi realizado em maio de 2011 no Porto, em Portugal e recebeu mais de mil visitantes de todas as partes da Lusofonia.

Na ocasião, o presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, falou sobre a importância do evento para a integração dos oito países.

“O Congresso do Empreendedor Lusófono é uma iniciativa que considero particularmente oportuna e à qual aceitei me associar desde a primeira hora. Vejo o congresso como ativo fundamental para a afirmação dos nossos países e para a defesa dos nossos interesses no mundo globalizado em que vivemos. É necessário multiplicar as oportunidades com gestos que colham novos intervenientes e promovam realizações concretas, como é o caso deste encontro”, afirmou Cavaco Silva.

• Sítio do II Congresso do Empreendedor Lusófono – Vitória, Brasil:
<http://www.congressolusofono.com&gt;.
(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: