Articles

Braga e Guimarães: Capitais Europeias da Juventude e da Cultura em 2012

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Braga e Guimarães: capitais do Minho e da Europa em 2012.

Apenas 25 quilômetros separam duas Capitais Europeias. Ambas estão em Portugal. Mais especificamente, no coração do território minhoto – a terra-berço da nacionalidade portuguesa. Ambas as cidades têm a tradição e a história em suas ruas. E ambas, este ano, têm a tarefa de mostrar à Europa que são também cidades da inovação, da diversidade e da difusão do conhecimento.

Estamos a falar de Guimarães – considerada a primeira capital de Portugal e berço da nacionalidade – e de Braga – a capital do Minho.

–– Braga: Capital Europeia da Juventude 2012 ––

.

Braga, uma cidade com tanta história, será o centro da celebração da juventude na Europa em 2012. A “Cidade dos Arcebispos” é o terceiro maior núcleo urbano de Portugal, abaixo apenas de Lisboa e do Porto.

.

No Centro Histórico de Braga, o antigo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR), situado no coração da cidade, foi convertido no Complexo GeNeRation, local escolhido para ser o grande centro dos principais eventos de Braga como Capital Europeia da Juventude 2012.

Braga terá mais de 14 mil horas de atrações para os jovens da Europa ao longo de 2012.

O ano da juventude da Europa no “Coração do Minho” é uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude e é organizado pela Fundação Bracara Augusta e pela Câmara Municipal de Braga.

Em tempos difíceis para os portugueses, Braga quer atingir três objetivos como Capital Europeia da Juventude: dar ferramentas aos jovens para enfrentar o mercado de trabalho, promover aparticipação ativa e cívica dos jovens e projetar o nome de Braga como uma cidade que reúne história e futuro.

Hugo Pires: “Braga e Guimarães devem se unir para enaltecer o Minho na Europa”

.

Este foi o primeiro momento em que todas as associações bracarenses uniram-se em esforços para divulgarem o potencial da cidade em âmbito europeu. É o que declara Hugo Pires, vereador da Câmara Municipal e presidente da Fundação Bracara Augusta, que apresentou o programa em três eixos orientadores:

– Pretendemos que o CEJ [Capital Europeia da Juventude] seja um impulso para o desenvolvimento integral do jovem, uma reflexão sobre o futuro das cidades e da inclusão social e um terceiro eixo correspondente à dimensão europeia e internacional do evento.

.

–– Guimarães: Capital Europeia da Cultura 2012 ––


Este ano, Guimarães divide com Maribor, na Eslovênia, o direito de ser a Capital Europeia da Cultura. E a cidade-berço da nacionalidade portuguesa foi escolhida ainda para ser a Capital Europeia do Desporto em 2013.

Ao longo do ano, Guimarães reunirá a diversidade cultural europeia nas criações da música, do cinema, da fotografia, do teatro, da dança e das artes de rua.

.

O projeto de Capital Europeia da Cultura estabeleceu três metas para tornar Guimarães ponto de atração permanente de pessoas da Europa: desenvolver o capital humano; criar uma economia criativa; e gerar “uma nova geografia dos sentidos”, preservando a memória e, ao mesmo tempo, oferecendo experiências culturais que despertem a imaginação.

Os corações são o símbolo de Guimarães como Capital Europeia da Cultura em 2012. (Fotos: Sílvia Martins)

.

A organização dos eventos da Capital Europeia da Cultura está a cargo da Fundação Cidade de Guimarães e da Câmara Municipal de Guimarães.

–– Aliança entre Braga e Guimarães, como Capitais Europeias ––
No ano de 2012, a rivalidade entre Braga e Guimarães pode ser posta de parte para que se criem laços de proximidade entre as duas cidades minhotas. Pelo menos, assim acredita Hugo Pires:

– Braga é a Capital Europeia da Juventude e Guimarães, a Capital Europeia da Cultura. É uma ótima oportunidade para fomentar relações, partilhar ideias e fazer deste privilégio um melhor trabalho para enaltecer a importância do Minho no país.

.

Confira nos sítios abaixo a programação e os eventos que tornam, ao longo deste ano, as duas cidades minhotas, uma tão perto da outra, como centros da cultura e da juventude para a Europa.

• Braga: Capital Europeia da Juventude:
<http://www.bragacej2012.com/&gt;
• Guimarães: Capital Europeia da Cultura:
<http://www.guimaraes2012.pt&gt;

(Postado por Ronaldo Santos Soares.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: