Articles

Reino Unido: Festival Vamos! de Cultura de Línguas Espanhola e Portuguesa em Newcastle

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 29 de Maio de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Uma marcha carnavalesca com o músico norte-americano Arto Lindsay, o filme Linha de Passe e a cantora de MPB Tulipa Ruiz são algumas atrações do Festival Vamos! em Newcastle, na Inglaterra.

Este ano, o Festival Vamos!, que ocorre na região de Newcastle, no nordeste da Inglaterra, está em sua sétima edição e apresentará aos ingleses tudo sobre arte, cinema, culinária, literatura, moda, música e dança das culturas de língua espanhola e língua portuguesa.

A principal atração do evento deste ano é uma mostra fotográfica do mais famoso casal de artistas plásticos da arte modernista do século XX: a pintora mexicana Frida Kahlo e o muralista Diego Rivera.

O evento que dura um mês e meio – pouco antes dos Jogos Olímpicos em Londres – é promovido pela Universidade de Newcastle, pelo Conselho de Artes da Inglaterra, pelo Instituto Cervantes e pelas embaixadas do México e do Brasil no Reino Unido.

–– Principais atrações lusófonas do festival na região de Newcastle: ––

• 7 de junho –- Afro-Carnaval de Máscaras, com jazz latino, kuduro, samba, tecno e electro, no largo do complexo de escritórios de Hoults Yard.

• 10 de junho –- Apresentação musical com a cantora revelação da MPB (Música Popular Brasileira), a paulistana Tulipa Ruiz, no Playhouse Whitley Bay.

• 20 de junho –- Exibição do filme Linha de Passe, no Star and Shadow Cinema. Com direção de Walter Salles e Daniela Thomas, o filme contra a vida difícil de quatro jovens irmãos e uma mãe solteira no subúrbio de São Paulo. A atriz Sandra Curveloni venceu, por sua interpretação neste filme, a Palma de Ouro de Cannes como Melhor Atriz.

• 21 de junho –- Portugalo!: Uma viagem pela música lusófona, com fado, choro, samba, bossa nova e morna, no Bar Loco.

• 24 de junho –- Exibição do filme Heleno, no Star and Shadow Cinema. O filme – com Rodrigo Santoro no papel principal – aborda sobre a carreira problemática de Heleno de Freitas, jogador de futebol do Botafogo (do Rio de Janeiro) da década de 1940.
Antes da exibição do filme, ocorre no local o Café da Língua Portuguesa, com aulas de português.

• 27 de junho –- Noite Internacional do Samba, com banda e DJs, no Madame Koo.

• 7 de julho –- Marcha carnavalesca no centro de Durham, comandada pelo músico norte-americano Arto Lindsay e em homenagem ao arquiteto e artista plástico modernista brasileiro Flávio de Carvalho, que estudou na Universidade de Durham na década de 1920.

O Festival Vamos! de Cultura Latina e Lusófona ocorre entre os dias 1º. de junho e 15 de julho e terá eventos nas cidades de Newcastle, Gateshead, North Tyneside, Middlesborough e Durham, todas localizadas no nordeste da Inglaterra e que contam com uma significativa comunidade de imigrantes da Lusofonia.

• Sítio oficial do Festival Vamos! – Newcastle, Reino Unido:
<http://www.vamosfestival.com/&gt;.

(Postado por Ronaldo Santos Soares)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: