Articles

Famílias no estrangeiro: dicas para estimular as crianças a usar o Português em casa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 27 de Maio de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

do Blogue do IILP
Instituto Internacional da Língua Portuguesa
19 de maio de 2012

No Japão, aproximadamente 330 mil pessoas usam a língua portuguesa. Mas os pais vindos do Brasil para viver no Japão mostram desafios e dificuldades para ensinar a língua portuguesa a seus filhos. Soma-se a isso o facto de que as crianças estudam nas escolas em que o ensino é todo ministrado em japonês.

Como educar as crianças nascidas no Japão para que tenham também fluência em língua portuguesa? Como fazer com que se comuniquem em português, pelo menos no ambiente do lar?

Abaixo, uma interessante matéria do Blogue do IILP com dicas de uma especialista em Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo, sobre como ensinar o português para as crianças pequenas que vivem no Japão.

As mesmas dicas servem também para todas as famílias lusofalantes no estrangeiro que desejam que seus filhos pequenos dominem a língua “ilustre filha do Latim”.

Dicas para estimular as crianças a usar o Português em casa

De acordo com Ana Paula Fukushiro, professora de Fonoaudiologia da Universidade São Paulo, o processo de aquisição da fala encerra-se até os sete anos.

Dessa forma, crianças nascidas no Brasil e que permaneceram no país até dois ou três anos de idade terão menos probabilidade de esquecer os sons da língua portuguesa.

“Mas o processo deve ser reforçado, falando-se bastante português dentro de casa para que se analise o processo fonológico”, diz a especialista.

Já os filhos de brasileiros nascidos no Japão terão estímulo das duas línguas. Segundo Ana Paula, nesses casos, o reforço deve ser mais intenso. “Manter o contato com outras famílias brasileiras e promover a interação entre as crianças [que serão outros modelos] ajuda no processo. Os pais podem ainda inventar brincadeiras com os sons mais difíceis”, diz a fonoaudióloga.

*     *     *

–– Dicas da Especialista: ––

Não corrija a criança dando broncas. — O melhor é mostrar o correto. Quando a criança disser: “Mãe, quero uma bixicureta“, a mãe deve responder pausadamente: “Ah, uma bi-ci-cle-ta?”.

Recursos audiovisuais podem ajudar. — Programas de TV brasileiros, CDs, vídeos enviados por familiares e Internet podem ajudar a se habituar com os sons da língua.

Tenha paciência. — Esse é um trabalho diário e um processo contínuo. A criança deve também entender a importância de conhecer e falar português.

Não force. — Sílabas como “si” e “la” são aprendidas geralmente a partir dos três anos. Não adianta obrigar a emitir esses sons antes do tempo.

Preguiça ou dificuldade? — É importante identificar quando a criança tem dificuldade com o idioma e quando tem preguiça de utilizá-lo. Ana Paula indica que, nesse último caso, a mãe pode dizer: “Não entendi o que você disse”, para que a frase seja repetida sem utilizar palavras ou pronúncia do idioma japonês.

Recorra a um profissional. — Essa é a melhor saída, mas ainda são poucos os fonoaudiólogos brasileiros no Japão. As escolas brasileiras também não contam com esses especialistas para dar suporte às crianças que migram da escola japonesa para a brasileira.

“O fonoaudiólogo japonês pode ajudar somente se tiver influência na língua portuguesa, o que é muito raro. Caso contrário, o profissional terá as mesmas dificuldades da criança na produção de determinados sons”, explica Ana Paula.

.

Do Blogue do IILP
Instituto Internacional da Língua Portuguesa:
<http://iilp.wordpress.com/2012/05/19/dicas-para-estimular-as-criancas-a-usar-o-portugues-em-casa/&gt;.
Publicado em: 19 maio 2012.

Uma resposta to “Famílias no estrangeiro: dicas para estimular as crianças a usar o Português em casa”

  1. Olá
    Gostaria de saber se existe algum livro
    que auxilie o ensino do idioma português
    De maneira ludica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: