Articles

União Africana: Dia da África celebrado na Namíbia

In O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Maio de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Emblema da União Africana (à esq.) e Utoni Nujoma, ministro de Negócios Estrangeiros da Namíbia

Durante a celebração do 49º. aniversário da União Africana, em Windhoek, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Namíbia, Utoni Nujoma, considerou um dia importante na história da África.

O ministro homenageou os fundadores da então Organização da Unidade Africana, que, a 25 de maio de 1963, reuniram-se em Adis-Abeba, Etiópia, para criarem uma organização continental que promovesse a unidade dos povos africanos na luta pela independência total de África e contra a discriminação racial.

Utoni Nujoma manifestou o seu optimismo numa vitória total de África se a organização seguir os ideias dos seus fundadores e se inspirar neles para enfrentar o futuro com lealdade, vigor e dedicação. Entre os líderes fundadores homenageados, estavam Agostinho Neto, Samora Machel e Amílcar Cabral.

Assistiram ao ato, na capital da Namíbia, os embaixadores de Angola, República Democrática do Congo, Zimbábue, Congo-Brazzaville, Argélia, Egito, Botsuana, África do Sul, Quênia, Nigéria e Zâmbia. Entidades religiosas, tradicionais e outros convidados prestigiaram igualmente o ato.

Uma banda congolesa, danças típicas angolanas e namibianas animaram a festa, acompanhada de pratos típicos de cada país.

Uma partida de futebol realizou-se hoje no Estádio Nacional Sam Nujoma, em Catutura, bairro mais populoso de Windhoek, entre uma equipe formada pelos diplomatas das embaixadas e outra pelos funcionários do Parlamento e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Namíbia.

–– Sobre Utoni Nujoma e a União Africana ––
O ministro Utoni Nujoma é filho do ex-presidente da Namíbia, Sam Nujoma. Ambos, pai e filho, exilaram-se em meados dos anos 1970 em Angola, durante a luta armada pela independência em relação à África do Sul, então sob o regime do apartheid. Sam Nujoma, hoje com 83 anos, governou a Namíbia entre 1990 e 2005.

A Organização da Unidade Africana foi fundada em 25 de maio de 1963. Em 2002, mudou de nome para União Africana. A entidade é formada por 54 Estados-membros. O português é uma de suas línguas oficiais, ao lado do inglês, do francês, do espanhol, do árabe e do suaíli.

.

Extraído do portal da agência de notícias Angola Press
Luanda – Angola.
Publicado em: 25 maio 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: