Articles

Cabo Verde: Aeroporto da Praia batizado como Aeroporto Nelson Mandela

In O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Maio de 2012 by ronsoar Tagged: ,

Da Agência Lusa – 23 de maio de 2012.

O Aeroporto Internacional da Praia recebeu o nome de Aeroporto Nelson Mandela

O Aeroporto Internacional da Cidade da Praia recebeu nesta sexta-feira, Dia da África, o nome do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, disse hoje o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião com a Associação Cívica Pró-Praia, José Maria Neves indicou que a iniciativa enquadra-se nas comemorações em Cabo Verde do dia dedicado ao continente africano.

A atribuição do nome de Nelson Mandela ao aeroporto da capital cabo-verdiana foi decidida a 13 de janeiro deste ano pelo Governo, após ser submetida a aprovação pelo Conselho de Ministros.

A iniciativa, porém, provocou polémica, já que vários setores da sociedade local entenderam que a infraestrutura deveria homenagear uma personalidade cabo-verdiana.

O aeroporto da Cidade da Praia deixa assim, oficialmente, de se intitular Francisco Mendes (“Tchico Té”), antigo combatente guineense e primeiro-ministro da Guiné-Bissau de 24 de setembro de 1973 – data da declaração unilateral de independência da ex-colónia portuguesa – até ser assassinado, em julho de 1978, e cujas iniciais ainda se utilizam nos códigos alfandegários internacionais.

Excluindo o aeroporto da Ilha do Sal, onde permanece o nome de Amílcar Cabral, o Governo de Cabo Verde decidiu homenagear Cesária Évora – falecida a 17 de dezembro de 2011 –, batizando o da Ilha de São Vicente com o nome da cantora, e Aristides Pereira – primeiro presidente do arquipélago, falecido a 22 de setembro do mesmo ano –, que dá o nome ao da Ilha da Boa Vista.

–– Nelson Mandela ––
A decisão baseou-se na homenagem que Cabo Verde quer fazer a Nelson Mandela para celebrar os 22 anos da sua libertação – ocorrida em 11 de fevereiro de 1991.

Líder da resistência contra o apartheid – o regime de segregação racial que vigorava em seu país –, Nelson Mandela esteve preso durante 27 anos na prisão sul-africana de Robben Island, defronte da Cidade do Cabo.

Atualmente com 93 anos de idade, foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Eleito na primeira eleição direta multirracial da história do país, Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, período em que realizou de forma pacífica e bem-sucedida a refundação democrática da nação sul-africana.

Da Agência Lusa.
Publicado em: 23 maio 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: